Jundiaí do Sul - O professor Jair Sanches Nascimento (PR) é o quarto político a assumir a prefeitura de Jundiaí do Sul, no Norte Pioneiro do Paraná, em três anos. A cidade, de pouco mais de 3 mil habitantes, vive uma instabilidade política desde as eleições municipais de 2008, quando o empresário Valter Abras (PSDB) venceu o pleito com 53% dos votos, mas acabou tendo o seu diploma cassado por causa de uma condenação que o tornou inelegível. A ação se referia ao não cumprimento de uma sentença por crime ambiental.
A Justiça Eleitoral determinou que o então presidente da Câmara Municipal, Márcio Leandro da Silva (PMDB), assumisse a prefeitura até a realização de novas eleições. Porém, esse pleito nunca aconteceu. Como o mandato do presidente da Câmara era de dois anos, Márcio da Silva entregou o cargo ao novo presidente do Legislativo, Eclair Rauen (DEM).
Dez meses depois, Valter Abras foi reconduzido ao cargo por força de uma liminar. No entanto, menos de quatro meses depois de assumir, Abras deixou o cargo novamente. Uma nova sentença, relativa a desvio de recursos federais, condenou o prefeito a perder os direitos políticos e a cumprir oito anos de prisão em regime semiaberto.
Com a prisão de Abras, o juiz eleitoral Sérgio Bernardinetti determinou e a Câmara empossou no dia 31 o vice-prefeito, Jair Sanches Nascimento.



