• Carregando...
Nova audiência sobre o caso envolvendo o ex-deputado Carli Filho será realizada em 4 de março | Henry Milléo/Gazeta do Povo
Nova audiência sobre o caso envolvendo o ex-deputado Carli Filho será realizada em 4 de março| Foto: Henry Milléo/Gazeta do Povo

Futuro de ex-deputado Carli Filho começa a ser decidido hoje

Laudo indica que ex-deputado dirigia a mais de 160 km/h

Na madrugada do dia 7 de maio de 2009, Fernando Ribas Carli Filho saiu de um restaurante e dirigia para casa quando o carro dele, um Passat preto, bateu contra um Honda Fit, ocupado pelos jovens Gilmar Rafael Yared, de 26 anos, e Carlos Murilo de Almeida, de 20.

Leia a matéria completa

O juiz da 2.ª Vara do Tribunal do Júri de Curitiba, Daniel Ribeiro Surdi de Avelar, começa hoje a audiência de instrução para decidir qual o tipo de julgamento que o ex-deputado estadual Fernando Ribas Carli Filho irá enfrentar por ter causado as mortes de Gilmar Rafael Yared, de 26 anos, e Carlos Murilo de Almeida, de 20, em um acidente de trânsito na madrugada de 7 de maio do ano passado. O ex-parlamentar estaria embriagado – segundo relatos dos socorristas que retiraram Carli dos destroços do carro dele –, com a carteira suspensa e acima de 160 km/h. O juiz deverá decidir se a embriaguez e a excessiva velocidade configuram ou não a intenção de matar (dolo). Isso será determinante para que Ribas Carli enfrente o júri popular ou tenha a sentença dada apenas pelo juiz.

"Este caso está no limite de uma discussão jurídica muito atual. Dirigir embrigado em alta velocidade e sem carteira configura que ele teve intenção de matar alguém?", questiona o advogado criminalista Maurício Dieter. É com base neste questionamento que se dará a audiência de instrução.

A tese da acusação e do Ministério Público, representado pela promotora Lucia Inez Giacomitti Andrich, é de que esses elementos configuram que o ex-deputado assumiu o risco por seus atos e, por isso, a morte dos dois rapazes deve ser considerada dolosa, com intenção de matar. Neste caso, o juiz poderá decidir que ele vá a júri popular.

Se condenado, Ribas Carli pode pegar de 6 a 20 anos de prisão. "Está bem mais que provado isso. Existem provas testemunhais, do Corpo de Bom­­beiros, de médicos, atestando que ele estava embrigado", disse Roberto Haddad, advogado do escritório Elias Mattar Assad, que assessora juridicamente a família Yared.

Crime de trânsito

Já a defesa do ex-parlamentar deve considerar o fato como um crime de trânsito comum, em que o ex-deputado não teve "intenção" de causar as mortes. Por isso ele deveria ser julgado por um juiz, sem a necessidade de apelar para o júri popular. Com isso, a pena estimada em caso de condenação é de 3 a 6 anos. O júri popular só é utilizado pela Justiça em casos de assassinatos em que há intenção de tirar a vida de uma pessoa.

Antes de tomar a decisão, o juiz deverá ouvir 38 testemunhas, 20 delas apresentadas pela defesa. É provável que a audiência de instrução não termine hoje já que muitas testemunhas são de fora de Curitiba e tomará tempo determinar que elas sejam ouvidas em cada cidade.

Processo

A partir das 9h30, serão ouvidas as testemunhas de acusação e, em seguida, de defesa. Depois disso, o próprio réu, Carli Filho, deve ser interrogado. Se houver tempo, os advogados serão convidados a manifestarem-se e terão 20 minutos (prorrogáveis por mais 10 minutos) para exporem os pontos de vista de cada um. Somente após isso, o juiz deverá indicar a decisão.

O advogado de defesa de Ri­­bas Carli, Roberto Brzezinski Neto, não quis comentar a audiência e disse que só se manifestaria hoje após a audiência.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]