Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
oeste do paraná

Justiça determina que oito dos nove vereadores de Itaipulândia sejam presos

Todos são acusados de usar diárias do Legislativo ilegalmente para viajarem, por exemplo, a supostos cursos e treinamentos que muitas vezes nem existiam

Câmara de Itaipulândia: vereadores investigados. | Christian Rizzi/Gazeta do Povo
Câmara de Itaipulândia: vereadores investigados. (Foto: Christian Rizzi/Gazeta do Povo)

Oito dos nove vereadores e quatro servidores da Câmara Municipal de Itaipulândia, na região Oeste do Paraná, tiveram o pedido de prisão temporária e da suspensão da função pública decretados pela Justiça estadual. A ação é resultado de um requerimento do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco), que investiga desvio de dinheiro público. Além das prisões, o contador e o ex-contador da Câmara foram conduzidos coercitivamente a depor no Fórum de São Miguel do Iguaçu.

Todos são acusados de usar diárias do Poder Legislativo ilegalmente para viajarem, por exemplo, a supostos cursos e treinamentos que muitas vezes nem existiam. A prática ocorreu de setembro de 2013 a novembro de 2015. Foram gastos pela Câmara, no período indicado, R$ 511 mil em diárias e R$ 160 mil para pagamento dos cursos.

“Entre as irregularidades identificadas destacam-se casos de vereadores que sequer iam para o local da capacitação; outros que se deslocavam até a cidade do treinamento, mas não o frequentavam”, diz a nota do Gaeco. Outros, segundo órgão, receberam verba para um número de dias superior ao que ficavam no local e ainda outros que compareciam apenas para registrar presença, sem participação efetiva nos cursos.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.