Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Concurso Público

Defensoria Pública do Paraná – PUC-PR – 2012

Cargo: Assessor Jurídico

Disciplina: Direitos da Criança e do Adolescente

Com relação ao Conselho Tutelar, é correto afirmar:

a) O Conselho Tutelar é órgão permanente e autônomo, jurisdicional, encarregado pela sociedade de zelar pelo cumprimento dos direitos da criança e do adolescente, definidos nesta Lei.

b) Em cada Município e em cada Região Administrativa do Distrito Federal haverá, no mínimo, 1 (um) Conselho Tutelar como órgão integrante da administração pública local, composto de 5 (cinco) membros, escolhidos pela população local para mandato de 4 (quatro) anos, permitida 1 (uma) recondução, mediante novo processo de escolha.

c) Para a candidatura a membro do Conselho Tutelar, será exigida reconhecida idoneidade moral, idade superior a dezoito anos e residência no município em que atuará.

d) O Conselho Tutelar, para executar suas decisões, sempre deverá requisitar serviços públicos nas áreas de saúde, educação, serviço social, previdência, trabalho e segurança.

e) Em nenhuma situação as decisões do Conselho Tutelar estão passíveis de revisão.

Resposta:b

O "X" da questão

Mayta Lobo dos Santos, advogada, é professora do Curso Luiz Carlos

O item "a" está incorreto, pois o Conselho Tutelar é órgão contencioso, não jurisdicional. Os casos envolvendo interesses de crianças e adolescentes devem ser julgados pelo juízo da Vara da Infância e da Juventude (art. 131, ECA).

O item "b" está correto, conforme redação expressa do art. 132, do Estatuto da Criança e do Adolescente, recentemente alterado pela Lei nº 12.696, de 25 de julho de 2012.

O item "c" está incorreto, pois dos requisitos exigidos para a candidatura a membro do Conselho Tutelar, a idade mínima está errada, uma vez que é exigida idade superior a 21 anos, e não 18 anos como constou (art. 133, ECA).

O item "d" está incorreto, já que o Conselho Tutelar tem atribuição para promover a execução de suas decisões e, para tanto, poderá (facultativamente) requisitar serviços públicos (art. 136, III, a, ECA).

O item "e" está incorreto, porque as decisões do Conselho Tutelar (que serão sempre colegiadas) são sim passíveis de revisão, somente pela autoridade judiciária, a pedido de quem tenha legítimo interesse. Tal pleito poderá ser realizado através de pedido de revisão ou mandado de segurança (art. 137, ECA).

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.