• Carregando...

Os juristas entrevistados pela reportagem falaram de diversos temas que acreditam que merecem ser discutidos neste ano. Alguns assuntos foram citados por quase todos eles, outros vieram à tona de forma pontual. Veja a seguir algumas frases de destaque:

"As repercussões penais do escândalo da Petrobras são, talvez, o maior tema que o STF vai ter que enfrentar. E terá que decidir se atinge só a estatal ou também o governo e a presidente Dilma."Ives Gandra Martins, advogado e doutor em Direito pela Universidade Mackenzie.

"A conciliação é um investimento que nunca para na Justiça Federal da 4ª Região. Em 2015, o TRF-4 foi escolhido para ser o responsável, no âmbito da Justiça Federal, pelo macrodesafio proposto pelo CNJ e pelo Conselho da Justiça Federal (CJF) para tratar de soluções alternativas de conflito."Tadaaqui Hirose, presidente do TRF-4.

"O debate sobre conceitos de família é um tema que inevitavelmente vai explodir em 2015."Rodrigo Xavier Leonardo, professor de direito civil da Universidade Federal do Paraná.

"No próximo ano, o Conselho Nacional de Justiça faz dez anos de existência. Hoje o órgão passa por um momento difícil. Em vez de ser uma instituição voltada para as relações entre Judiciário e sociedade, envolve-se cada vez mais com demandas corporativas e metas não cumpridas. Qual será o seu futuro?"Joaquim Falcão, diretor da FGV Direito Rio.

"Pela observância dos acontecimentos, é certo que dois assuntos estarão em evidência no ano de 2015: a economia e o desemprego. No âmbito das relações laborais espera-se um aumento expressivo de ações de trabalhadores buscando o reconhecimento de seus direitos, sobrecarregando ainda mais a já sobrecarregada Justiça do Trabalho."Altino Pedrozo dos Santos, presidente do Tribunal Regional do Trabalho do Paraná (TRT-9).

"Está se falando cada vez mais que o Judiciário está assoberbado, e uma novidade é que o novo Código de Processo Civil prevê que a usucapião pode ser feita diretamente no cartório de registro de imóveis."Angelo Volpi, vice-presidente da Anoreg-PR.

"Deve haver uma remobilização da sociedade paranaense em torno da instalação em torno do TRF-6, os paranaenses devem estar irmanados nessa questão."Clèmerson Merlin Clève, professor titular de direito constitucional da Universidade Federal do Paraná e presidente da UniBrasil.

"A omissão regulatória [da Lei Anticorrupção] é uma escolha que importa a não aplicação da lei. E também tem repercussão na questão de separação de poderes, já que o Executivo inibe a execução sem regulamentar uma lei que foi aprovada."Egon Bockmann Moreira, advogado, especialista em direito econômico e professor do Departamento de Direito Público da Faculdade de Direito e do Programa de Pós-Graduação em Direito da UFPR.

"O grande desafio que se coloca na perspectiva do enfrentamento de uma crise econômica, associada a uma crise política é a afirmação da importância da democracia e da atuação das instituições democráticas."Gilberto Giacoia, procurador-geral do Ministério Público do Paraná.

"É inadiável a reforma política e eleitoral do país, especialmente com o fim do sistema de financiamento privado de campanhas."Juliano Breda, presidente da OAB-PR.

"O grande desafio jurídico para 2015 é a melhoria consistente da gestão pública. O direito administrativo é hoje um labirinto, e o Estado brasileiro está perdido dentro dele."Carlos Ari Sundfeld, presidente da Sociedade Brasileira de Direito Público e professor do Mestrado Acadêmico da FGV-SP.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]