Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Advogados

OAB divulga hoje resultado final do IX Exame de Ordem

Depois de muitas críticas sobre o nível da prova, finalmente sairá a relação definitiva de aprovados nesta edição. Inscrições para o próximo exame acabam na próxima segunda-feira, 08/04

 |

A Fundação Getúlio Vargas (FVG) e a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) devem divulgar hoje (5/4) o resultado com a decisão dos recursos acerca do resultado preliminar e o resultado final do IX Exame de Ordem, de acordo com o edital de abertura. O resultado preliminar foi divulgado no dia 22 de março.

Esta edição da prova – que é aplicada em todo o Brasil – foi alvo de duras críticas por parte dos examinandos, tendo em vista que pouco mais de 10% dos que efetivamente fizeram a prova conseguiram a aprovação – dos 114.763 bacharéis que compareceram à primeira etapa, apenas 11.820 conquistaram o direito a ter a tão sonhada carteirinha vermelha.

A expectativa é que, após a análise dos recursos e com o resultado de hoje, esse porcentual aumente. Uma das provas da segunda fase que mais sofreu críticas, com dezenas de comentários em blogs e nas redes sociais, foi a de direito constitucional. O gabarito oficial da banca examinadora não considerou como correta a impetração de mandado de segurança, peça apresentada por vários examinandos que acabaram sendo reprovados na segunda fase. Depois da manifestação de vários professores e da seccional da OAB na Bahia de forma contrária ao gabarito, a Coordenação do Exame de Ordem Unificado divulgou no início da tarde desta quinta-feira (4/4) que os examinandos que responderam à prova prático-profissional com a peça "mandado de segurança", na área de direito constitucional, terão suas avaliações recorrigidas, com resultado preliminar divulgado no dia 15 de abril.

Exemplo

Uma curiosidade na prova que mais reprovou historicamente examinandos desde a unificação do certame em 2010 foi a aprovação de Darci Mendonça Morena, de 71 anos, recém-formada em Direito. Ela passou na prova estudando sozinha em casa, sem fazer cursinho específico.

Ela já foi aprovada em três concursos públicos e trabalhou durante 14 anos na Justiça Federal, depois de ter sido professora primária e secretária – devido à idade ela não pode mais ser funcionária pública –, segundo informações do portal online Migalhas. Ela ingressou no curso de direito aos 65 anos, quando trabalhava na vara de Execução Fiscal. Ao completar 70 anos, em 2012, foi aposentada compulsoriamente e passou a se dedicar exclusivamente aos estudos. O feito rendeu a ela uma homenagem que será concedida pelo Conselho Federal da OAB em sua próxima sessão plenária, no dia 8 de abril.

Próxima chance

Quem efetivamente não conseguir a aprovação mesmo após a análise do recurso da prova prático-profissional já pode se inscrever para o X Exame de Ordem. A inscrição custa R$ 200 e pode ser realizada até o dia 8 de abril no site oab.fgv.br A grande novidade desta edição é a inclusão de duas questões sobre Filosofia do Direito. A OAB não divulgou qual disciplina (ou quais) perderão uma ou duas perguntas para dar lugar às novas.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.