
Michael Sandel é uma mistura de filósofo e pop star. Seu curso sobre justiça é um dos mais populares de Harvard: a cada semestre, mais de mil alunos frequentam suas aulas em um auditório gigante, para vê-lo falar sobre temas difíceis e importantes. O curso já virou série em vídeo e chegou a ser exibido na tevê japonesa, com grande sucesso.
Para quem não pode ir a Cambridge assistir às palestras, Sandel publicou um livro explicando tudo o que fala no curso: as interpretações éticas possíveis do casamento gay, o direito à propriedade, as cotas raciais nas universidades norte-americanas e a necessidade de o Estado não ser arbitrário em relação a seus cidadãos. Uma espécie de panorama da filosofia da Política e do Direito desde John Locke até nossos dias, passando por nomes importantes como Kant, John Rawls e Robert Nozick.
O livro saiu recentemente no Brasil com o título "Justiça: o que é fazer a coisa certa". Embora seja dedicado originalmente a alunos que estão ingressando na universidade e que entram em contato pela primeira vez com temas do gênero, o livro é esclarecedor e ajuda a compreender algumas das disputas mais importantes do ramo na atualidade, como o confronto entre os liberais e os comunitaristas. Ou seja: serve não apenas para calouros, mas para qualquer um interessado em temas relativos à Justiça.
Serviço
Informações técnicas: "Justiça: o que é fazer a coisa certa", de Michael J. Sandel. Tradução de Heloísa Matias e Maria Alice Máximo. Editora Civilização Brasileira, 352 páginas, R$ 39,90.



