Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Carta editorial

Uma questão constitucional

A primeira edição do caderno Justiça & Direito de 2014 traz em sua reportagem de capa o debate sobre qual deve ser a extensão da quarentena aplicada a ex-magistrados que pretendem atuar como advogados nos tribunais dos quais eram membros até a data de sua aposentadoria ou exoneração.

A discussão teve início com a edição de uma norma­­tiva do Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) que estendeu a proibição para ex-magistrados de atuarem por três anos na mesma jurisdição da qual faziam parte para os escritórios de advocacia aos quais esses ex-juízes venham a se filiar. O caso chegou ao Supremo Tribunal Federal, resultando com uma liminar do ministro Joaquim Barbosa que concordou com a versão da OAB.

Contudo tribunais de segunda instância têm ignorado a decisão do Supremo e decidindo em contrário, sob o argumento de que uma norma da OAB não pode se sobrepor à Constituição Federal. Ainda mais neste caso em que a instituição estaria aumentando uma proibição e não ampliando um direito. Confira esse debate na matéria principal.

A entrevista desta sema­na é com o corregedor do Tri­­bunal Superior do Tra­­balho (TST), Ives Gandra Martins Filho, que esteve em Curitiba para realizar uma inspeção no Tribunal Regi­­onal do Trabalho. O ministro falou sobre flexibilização dos direitos trabalhistas, sobre aborto (tema que aborda em um de seus livros) e, ainda, sobre sua paixão por literatura, especialmente a inglesa. Gandra Martins Filho é apaixonado pela obra de J. R. R. Tolkien e até publicou um livro que explica toda a saga de "O Senhor dos Anéis".

Entre os artigos desta semana, o primeiro deles é uma homenagem à ex-ministra do Superior Tribunal de Justiça (STJ) Denise Martins Arruda, que faleceu em dezembro do ano passado. Ela foi a primeira paranaense a fazer parte do tribunal. Já o desembargador do Tribunal de Justiça do Paraná Lauro Laertes de Oliveira fala sobre como os tribunais têm tratado temas semelhantes na hora de julgar.

Boa leitura!

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.