• Carregando...
 | Divulgação/OAB
| Foto: Divulgação/OAB

A Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) lança nesta quarta-feira o movimento “Agora chega! Não à CPMF”. Um ato público está sendo realizado nesta manhã, na sede da entidade, em Brasília, para convocar a sociedade civil para se envolver no combate ao aumento da carga tributária. Nas redes sociais,aqueles que quiserem demonstrar apoio à iniciativa devem usar a hashtag #NãoàCPMF.

Esta é uma das principais bandeiras do novo presidente do Conselho Federal da OAB, Cláudio Lamachia. Após o lançamento da campanha, o presidente pretende planejar uma caminhada até o Congresso Nacional, a fim de pressionar os parlamentares. As seccionais também vão fazer iniciativas para fomentar o movimento nos seus respectivos estados. A OAB-Paraná já manifestou, por meio da assessoria de imprensa, que “apoia integralmente o movimento”.

“O Brasil, para sair da crise, precisa de maior respeito com os recursos. O governo não pode ir a qualquer momento de crise colocar a mão no bolso do cidadão”, disse Lamachia segundo o site da entidade.

Paraná

“ Existe uma razão técnica e outra da vida cotidiana para não aceitarmos a CPMF. A primeira é que, em todas as experiências anteriores, apesar de ter o produto vinculado, essa finalidade teve um desvio muito caro e os recursos se perderam em outras despesas orçamentárias”, explica conselheiro estadual, Fabio Grillo, que representou a seccional paranaense no evento em Brasília diz que a da OAB-PR. “A segunda situação é que o governo inseriu previsão de arrecadação de R$ 10 bi da CPMF. Esse valor fica muito longe dos déficits orçamentários assumidos pelo próprio governo. Ou seja, o imposto gera insatisfação social e esse aumento vai ser pífio”, conclui o advogado.

Grillo diz que a OAB-PR deve ser a primeira entre as seccionais a reunir as entidades para realizar um evento de apoio ao movimento nacional.

O conselheiro paranaense, ainda, que a OAB-PR já realiza a campanha “Menos Tributos, Mais respeito”, e apoiou outras campanhas como a Eu não vou pagar o pato, da Fiesp, e o Feirão do Imposto, da Associação Comercial do Paraná (ACP).

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]