Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Fora do mercado

Laboratório retira Silomat do mercado

O laboratório Boehringer Ingelheim decidiu retirar do mercado mundial o medicamento cloridrato de clobutinol, vendido no Brasil com o nome de Silomat. O remédio, indicado para tratamento da tosse, inclusive em crianças, pode provocar arritmias cardíacas durante o uso, segundo estudos. De acordo com o diretor médico científico da empresa José Carlos Breviglieri, são vendidos no país anualmente 2,5 milhões de unidades do produto em suas diferentes apresentações (gotas, xarope).

Breviglieri diz que a medida é preventiva, porque nos 40 anos em que o medicamento foi comercializado no Brasil nunca houve qualquer relato de arritmia cardíaca. Ele explica que fora do Brasil há dois casos registrados, nenhum deles fatais. Além disso, ele afirma que não há confirmação da relação de causa e efeito, já que os pacientes estavam usando outras drogas simultaneamente.

- Desde que foi lançado, estima-se que 200 milhões de pessoas tomaram o medicamento. Se estes dois casos se confirmarem, o risco de arritmia seria de um para cada cem milhões, ou seja, quase desprezível. No entanto, como existem inúmeras opções terapêuticas no mercado, a empresa acredita que não é necessário que o consumidor corra o risco.

O médico orienta os consumidores a suspenderem o tratamento com o medicamento imediatamente. Os riscos de efeitos adversos são suspensos com a interrupção do uso. A empresa informa ainda que os consumidores serão ressarcidos. Informações sobre a devolução do dinheiro podem ser obtidas pelo telefone 0800 7024170.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.