• Carregando...

O webdesigner Ben Clemens costumava usar o celular para tirar fotos e publicá-las em seu site particular, mas desde que o aparelho foi roubado num trem em meados de agosto, ele não se sente mais tão seguro em fazer isso. O software que ele instalou no telefone estava programado para automaticamente enviar fotos à sua página no site de compartilhamento de imagens Flickr. Com isso, algumas fotos da família do ladrão acabaram, sem que ele soubesse, no site da vítima.

Na página de Clemens no serviço Flickr, do Yahoo, (http://flickr.com/photos/benvoluto/216323527), ainda é possível ver algumas imagens de uma mulher, de crianças e de um cachorro chiuaua que foram automaticamente enviadas para lá.

- Até mesmo o ladrão não tem qualquer privacidade, né? - brincou Clemens em entrevista por telefone de sua casa em Berkeley, na Califórnia.

O relato sobre o incidente, publicado no blog que Clemens mantém para amigos e familiares, virou motivo de conversa para milhares de internautas e, no final de agosto, era um dos mais populares itens de notícias do ano publicadas no site de "conteúdo social" www.digg.com.

Em "Pictures of the family of the person who stole my cell phone posted to my flickr account" ("Fotos da família da pessoa que roubou meu celular publicadas na minha conta flickr") o funcionário do Yahoo conta como o software que ele instalou no telefone estava programado para automaticamente enviar fotos ao Flickr.

O ladrão, ou quem quer que tenha adquirido o aparelho dele, parece não ter desconfiado que o software se mantém funcionando mesmo quando o aparelho GSM é utilizado por um usuário diferente, que precisa inserir outro chip SIM.

Apesar das afirmativas de alguns produtores independentes de software que dizem que a história não é um golpe de marketing, alguns internautas têm acusado Clemens de ter fabricado o caso.

- Isso é totalmente um caso de marketing viral... É uma boa implementação, com apenas algumas falhas que podem ser descobertas rapidamente - disse uma das muitas pessoas que escreveram comentários sobre a história no blog.

- As pessoas acham que estou fazendo promoção pessoal ou algo parecido. Eu estou falando com você porque eu quero deixar claro que não é uma farsa. Eu sou uma pessoa comum. Não sou tão esperto para fazer isso.

Clemens afirma que a experiência é uma lição sobre como a Web funciona. - (Na Web hoje) você não pode separar o mundo privado do público. Ela faz você ser ainda mais honesto e cuidadoso.

O webdesigner desativou o envio de imagens e afirma que não está buscando justiça, vingança ou mesmo seu celular roubado. Em lugar disso, gostaria ter sua vida de volta.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]