
São Paulo - O governador cassado Jackson Lago (PDT) decidiu sair ontem do Palácio dos Leões sede do governo do Maranhão, na capital São Luiz sem resistência. Em gesto simbólico, ele entregou as chaves do local ao Tribunal de Justiça e seguiu em passeata até a sede de seu partido, distante a cerca de 500 metros do palácio. Antes de deixar a sede do governo, Lago discursou para cerca de mil pessoas segundo sua assessoria e queimou um boneco simbolizando a família Sarney. O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) cassou na quinta-feira passada o mandato de Lago e de seu vice, Luiz Carlos Porto (PPS), por abuso de poder político nas eleições de 2006.
Com a resistência de Lago de permanecer no Palácio dos Leões, a governadora Roseana Sarney (PMDB) tinha decidido trabalhar no Palácio Henrique de La Rocque, que abriga algumas pastas estaduais. Mas agora ela vai acupar o Palácio dos Leões a partir de amanhã, segundo o novo secretário de Comunicação do Maranhão, Sérgio Macedo. Hoje, o local deverá passar por vistoria.
Em uma cerimônia simples, a peemedebista Roseana Sarney assumiu na última sexta-feira o governo no lugar de Lago. Ela foi diplomada pela manhã e assumiu o governo em cerimônia realizada na Assembleia Legislativa. Antes de ser diplomada, a peemedebista renunciou ao cargo de senadora. Sua carta de renúncia foi lida pelo senador Heráclito Fortes (DEM-PI). Seu lugar no Senado foi ocupado pelo suplente Mauro Fecury.
O novo secretário de Comunicação afirmou que Roseana estuda pedir uma auditoria nas contas do governador cassado. Segundo Macedo, é "prudente" que ela faça isso porque está recebendo o governo no meio do caminho. "Depois que foi cassado, ele liberou o superávit de 2008 em forma de convênios com prefeitos aliados, no valor de R$ 680 milhões." A nova governadora do Maranhão anunciará amanhã as medidas emergenciais que tomará no início de governo.
Secretariado
Roseana já começou a definir os nomes que comporão seu secretariado. Foram empossados na sexta-feira o deputado estadual Raimundo Cutrim, do DEM, para a Secretaria de Segurança Pública e Sérgio Macedo para a pasta de Comunicação. Hoje, serão efetivados os deputados estaduais César Pires (DEM) para a Secretaria de Educação; Max Barros (DEM) para a Infraestrutura; e Ricardo Murad (PMDB) para a Secretaria de Saúde.
O ex-prefeito de Pinheiro Filuca Mendes assumirá a Secretaria de Cidades e o empresário João Abreu, a Casa Civil. Para a Agricultura, Roseana escolheu o empresário Cláudio Azevedo. Já Maurício Macedo ocupará a pasta de Indústria e Comércio. O ex-prefeito de São Luís Tadeu Palácio (PDT) deve ocupar a Secretaria de Turismo, mas o nome ainda não foi confirmado.



