Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Justiça Eleitoral

Lago deixa Palácio e Roseana fará auditoria

Nova governadora do Maranhão ocupará a sede do governo a partir de amanhã. Novos secretários serão anunciados durante a semana

Contrariado, Jackson Lago tinha se aquartelado na sede do governo do Maranhão. Antes da saída, ele discursou para simpatizantes | Dida Sampaio/AE
Contrariado, Jackson Lago tinha se aquartelado na sede do governo do Maranhão. Antes da saída, ele discursou para simpatizantes (Foto: Dida Sampaio/AE)

São Paulo - O governador cassado Jackson Lago (PDT) decidiu sair ontem do Palácio dos Leões – sede do governo do Maranhão, na capital São Luiz – sem resistência. Em gesto simbólico, ele entregou as chaves do local ao Tribunal de Justiça e seguiu em passeata até a sede de seu partido, distante a cerca de 500 metros do palácio. Antes de deixar a sede do governo, Lago discursou para cerca de mil pessoas – segundo sua assessoria – e queimou um boneco simbolizando a família Sarney. O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) cassou na quinta-feira passada o mandato de Lago e de seu vice, Luiz Carlos Porto (PPS), por abuso de poder político nas eleições de 2006.

Com a resistência de Lago de permanecer no Palácio dos Leões, a governadora Roseana Sarney (PMDB) tinha decidido trabalhar no Palácio Henrique de La Rocque, que abriga algumas pastas estaduais. Mas agora ela vai acupar o Palácio dos Leões a partir de amanhã, segundo o novo secretário de Comunicação do Maranhão, Sérgio Macedo. Hoje, o local deverá passar por vistoria.

Em uma cerimônia simples, a peemedebista Roseana Sarney assumiu na última sexta-feira o governo no lugar de Lago. Ela foi diplomada pela manhã e assumiu o governo em cerimônia realizada na Assembleia Legislativa. Antes de ser diplomada, a peemedebista renunciou ao cargo de senadora. Sua carta de renúncia foi lida pelo senador Heráclito Fortes (DEM-PI). Seu lugar no Senado foi ocupado pelo suplente Mauro Fecury.

O novo secretário de Comunicação afirmou que Roseana estuda pedir uma auditoria nas contas do governador cassado. Segundo Macedo, é "prudente" que ela faça isso porque está recebendo o governo no meio do caminho. "Depois que foi cassado, ele liberou o superávit de 2008 em forma de convênios com prefeitos aliados, no valor de R$ 680 milhões." A nova governadora do Maranhão anunciará amanhã as medidas emergenciais que tomará no início de governo.

Secretariado

Roseana já começou a definir os nomes que comporão seu secretariado. Foram empossados na sexta-feira o deputado estadual Raimundo Cutrim, do DEM, para a Secretaria de Segurança Pública e Sérgio Macedo para a pasta de Comunicação. Hoje, serão efetivados os deputados estaduais César Pires (DEM) para a Secretaria de Educação; Max Barros (DEM) para a Infraestrutura; e Ricardo Murad (PMDB) para a Secretaria de Saúde.

O ex-prefeito de Pinheiro Filuca Mendes assumirá a Secretaria de Cidades e o empresário João Abreu, a Casa Civil. Para a Agricultura, Roseana escolheu o empresário Cláudio Azevedo. Já Maurício Macedo ocupará a pasta de Indústria e Comércio. O ex-prefeito de São Luís Tadeu Palácio (PDT) deve ocupar a Secretaria de Turismo, mas o nome ainda não foi confirmado.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.