A Operação Lava Jato chegou, nesta segunda-feira (21) a sua 19.ª fase e, nos últimos dois dias, atingiu a marca dos 400 anos em condenações. No total, segundo contabilizou a reportagem com o auxílio de informações do Ministério Público Federal (MPF), as condenações na Justiça chegaram a 403 anos, 9 meses e 25 dias. O cálculo leva em consideração a pena inicial aplicada, desconsiderando benefícios concedidos, como em acordos de delação premiada.
TOP 10: Veja as maiores condenações da Lava Jato
Outros números da Operação Lava Jato também batem recordes, como quando se trata do valor em dinheiro recuperado até então: R$ 1,8 bilhão. O montante supera em 50 vezes os valores que o Brasil trouxe de volta do exterior, por meio de ações judiciais, em dez anos. Já foram 53 pedidos de cooperação internacional – a pretensão do MPF é devolver os R$ 6,1 bilhões gastos em pagamento de propina para os cofres públicos.
Grande parte do dinheiro só foi encontrado, conforme o MPF, devido aos inúmeros acordos de colaboração premiada firmados com os investigados: já passam dos 30. Ao menos 33 acusações já foram abertas pelos crimes de corrupção, lavagem de dinheiro, atentado ao sistema financeiro, formação de quadrilha e tráfico internacional de drogas. Ao menos 150 pessoas já foram denunciadas. Outras cinco acusações de improbidade administrativa foram abertas contra 37 pessoas e empresas.



