• Carregando...

O governador Beto Richa (PSDB) e o ex-prefeito de Curitiba e ex-governador do Paraná Jaime Lerner se encontraram, na manhã desta terça-feira (29), durante a inaguração do Centro Municipal de Educação Infantil (CEMEI) Fani Lerner, no bairro Tatuquara, em Curitiba. O nome da creche é uma homenagem a ex-mulher de Lerner, que morreu em 2009 vítima de câncer, doença que vinha lutando desde fevereiro de 1995.

Em seu discurso, Lerner falou sobre a mulher e cumprimentou o prefeito de Curitiba Luciano Ducci (PSB) por seu trabalho nas áreas da saúde e infância. Lerner disse ainda que Fani faz muita falta para ele, para a família, para a cidade e para o estado. "Esta falta só é compensada pelo trabalho a que se dedicam o prefeito Luciano Ducci e o governador Beto Richa," afirmou. Lerner ainda afirmou que "sempre se sentiu muito pequeno perto da mulher e se sente ainda menor longe dela".

Encontro

Lerner e Richa falaram rapidamente no fim da cerimônia, conduzida pelo prefeito Ducci. Poucas palavras e um aperto de mão "frio" marcaram o encontro, que ocorreu quando o ex-governador terminava de conhecer o prédio da nova creche, com capacidade de atender 200 crianças. Richa chegou atrasado à inauguração porque estava em Maringá, no Noroeste, mas disse que fez questão de comparecer ao evento. O atual governador tentou mostrar-se simpático, mas não teve retorno equivalente de Lerner. Richa chegou a levantar a mão para cumprimentá-lo de longe, mas não foi correspondido.

Quando os dois se aproximaram, Richa parabenizou Lerner pela homenagem. A resposta do ex-prefeito foi fria. "Desculpe. Estou de saída." O governador explicou então que estava em Maringá e veio de helicóptero para Curitiba para tentar chegar a tempo da cerimônia. Novamente, Lerner mostrou-se distante e respondeu apenas "parabéns."

Ex-aliados

A relação dos dois – ex-aliados políticos – ficou mais distante desde a campanha eleitoral do ano passado, quando Beto Richa e Osmar Dias (PDT) tentavam colocar um no outro o rótulo de "lernista". Bem humorado, o ex-governador distribuiu carta na época negando ter relações políticas com os dois. "Espero que o atestado de "não lernista" possa contribuir para que os ilustres candidatos aproveitem melhor a campanha, com mais propostas e menos sofismas", diz um trecho da carta. Beto foi deputado estadual da base de apoio a Lerner na Assembleia Legislativa entre 1998 e 2002.

Neste ano, a relação dos dois azedou um pouco mais quando Richa cancelou a aposentadoria de quatro ex-governadores, entre eles Lerner. Na semana passada, o governador determinou a Secretaria Estadual de Administração e Previdência a suspensão do pagamentos das aposentadorias concedidas após a promulgação da Constituição Federal, em 1988, por entender que não havia previsão legal para pagar o benefício de R$ 24,1 mil.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]