Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Mensalão

Lewandowski vai propor revisão das multas a mensaleiros

Ministro deve apresentar uma tabela com valores máximos e mínimos a serem pagos pelos condenados. Ele quer que multas sejam proporcionais às penas de prisão imputadas

O revisor do processo do mensalão, ministro Ricardo Lewandowski, informou nesta terça-feira (4) que vai propor ao plenário do Supremo Tribunal Federal (STF) a revisão das multas impostas aos condenados. Na sessão de quarta-feira (5), ele vai levar uma tabela com valores máximos e mínimos a serem pagos. Ele também vai propor um critério: que as multas sejam proporcionais às penas de prisão. A legislação brasileira não tem parâmetros para a fixação de multa. Os valores são atribuídos pelo juiz da causa.

"A minha ideia é fazer com que as multas sigam os mesmos critérios das penas corporais. Então você tem um máximo e um mínimo, você tem um critério de aumento. Vou procurar aplicar o mesmo critério", disse o ministro.

Perguntado de houve exagero nos valores arbitrados, Lewandowski disse que não. Mas ressaltou a necessidade de fazer ajustes, para que réus condenados pelos mesmos crimes, nas mesmas circunstâncias, cumpram a mesma pena pecuniária. Há casos desproporcionais, como o do operador do esquema, Marcos Valério, que foi apenado com multa menor que a de seu sócio, Ramon Hollerbach.

"Acho que é preciso fazer adequação das multas no sentido das pessoas que estejam na mesma situação tenham as mesmas penas pecuniárias ou prisionais", argumentou.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.