Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Navegação

Litoral do Brasil tem mais de 2 mil naufrágios

Príncipe das Astúrias, que afundou em 1916, é considerado o "Titanic brasileiro"

O Titanic é um dos mais famosos naufrágios da história da embarcação mundial. Objetos de alguns dos passageiros foram resgatadas da embarcação, que afundou no Atlântico Norte em 1912, serão vendidas junto com outros 18 objetos relacionados a um dos maiores desastres navais da história a partir do dia 28 de junho pela Chrisitie's, em Nova York, nos Estados Unidos. O Brasil também tem seu histórico de naufrágios. Atualmente, 1.506 naufrágios estão catalogados no Serviço de Documentação da Marinha (SDM). Especialistas em naufrágios acreditam que o número supera os 2 mil. O naufrágio do Príncipe de Astúrias é considerado pela Marinha brasileira o maior registrado em águas brasileiras desde 1500. Noventa anos depois de ele afundar, centenas de pessoas continuam mergulhando para conhecer a embarcação.

Em 1916, o transatlântico espanhol, com 578 pessoas a bordo, chegou ao litoral de São Paulo. O navio, carregado de metais, vinhos, estátuas de bronze e 40 mil libras esterlinas, fazia a rota Barcelona-Buenos Aires. Na madrugada de 6 de março, o mau tempo - com forte nevoeiro, tempestade e ondas de aproximadamente seis metros - fez com que a tripulação não avistasse um rochedo na Ilha de São Sebastião (Ilhabela). O navio afundou na costa do litoral paulista.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.