Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
cpi da petrobras

Lobista da SBM apresenta habeas corpus para ficar calado em CPI da Petrobras

No mês passado, presidente da comissão tinha ameaçado com pedido de prisão temporária caso Julio Faerman não comparecesse

O lobista Júlio Faerman, acusado de intermediar pagamento de propina da holandesa SBM Offshore a funcionários da Petrobras, apresentou nesta segunda-feira um habeas corpus à CPI da Petrobras para garantir o direito de ficar calado no depoimento marcado para esta terça-feira. O vice-presidente da CPI, Antonio Imbassahy (PSDB-BA), anunciou a chegada do documento. Segundo o deputado, a decisão foi da ministra Rosa Weber, do Supremo Tribunal Federal (STF).

“Vamos aguardar porque ele pode chegar aqui e decidir falar. Agora, se ele não falar, a CPI tem que partir para a quebra de sigilos dele, das empresas, da família e dos sócios. Quando a pessoa chega com um habeas corpus desse é porque está pedindo o direito de mentir e isso não podemos aceitar”, disse.

O vice-presidente da comissão afirmou que a decisão proíbe a CPI de decretar a prisão de Faerman durante o depoimento. No mês passado, o presidente do colegiado, deputado Hugo Motta (PMDB-PB), tinha ameaçado com a expedição de um pedido de prisão temporária caso o lobista não comparecesse. Na ocasião, a defesa de Faerman disse que ele estava à disposição dos parlamentares.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.