• Carregando...

De acordo com a pesquisa CNI/Ibope, realizada antes do anúncio oficial do nome do governador Geraldo Alckmin como candidato do PSDB a presidente, e divulgada nesta quarta-feira pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), se as eleições fossem hoje, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva venceria em todos os cenários.

No cenário contra Alckmin, Lula ampliou a vantagem em relação à pesquisa realizada em dezembro. Enquanto o governador de São Paulo oscilou dentro da margem de erro, passando de 20% para 19%, Lula cresceu 11 pontos percentuais, passando de 32% para 43% das intenções de voto. Heloísa Helena ficaria com 5% dos votos e Garotinho com 14%.

Na disputa com o prefeito de São Paulo, José Serra, Lula venceria com 40% das intenções de voto, contra 31% do prefeito. Em dezembro, Serra aparecia na frente com 37% e Lula com 31%. No levantamento de março, o ex-governador do Rio, Anthony Garotinho, ficaria com 8% das intenções de votos e a senadora Heloísa Helena, com 4%.

Quando o nome do candidato do PMDB é substituído, o governador do Rio Grande do Sul, Germano Rigotto ficaria com 2% das intenções de votos na disputa com Serra, e 3% na lista com Alckmin.

Nas simulações para o segundo turno, Lula abriu vantagem em relação aos possíveis concorrentes. O governador Alckmin, que em dezembro aparecia empatado tecnicamente com o presidente, teve a diferença aumentada em 18 pontos percentuais. Lula venceria com 49% das intenções de votos, enquanto Alckmin ficaria com 31%. Na pesquisa anterior, Serra liderava por 13 pontos e agora aparece quatro pontos atrás do presidente, numa situação de empate técnico. Nos demais cenários, Lula tem vantagem em relação aos nomes apresentados.

O levantamento foi feito entre os dias 8 a 11 de março, com eleitores de 16 anos de idade e mais, em 143 municípios do país.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]