• Carregando...

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva engrossou hoje o coro de apelos para que o ex-ministro do Desenvolvimento Social, Patrus Ananias (PT), aceite compor como vice na chapa encabeçada pelo senador Hélio Costa (PMDB) ao governo de Minas Gerais. Tendo Costa ao seu lado, Lula disse que confia na vitória do peemedebista, líder nas pesquisas de voto e que terá como principal adversário o governador Antonio Anastasia, pré-candidato tucano na disputa estadual. Para vencer Anastasia - que conta com o apoio do ex-governador Aécio Neves (PSDB) -, Lula sugeriu que Costa e os partidos aliados façam campanha "24 horas por dia".

"Se dependesse da minha vontade pessoal, se eu fosse mineiro e pudesse dar um voto, o Patrus seria vice do Hélio agora porque a campanha é para ganhar as eleições, de verdade", afirmou o presidente, após participar pela manhã da cerimônia de inauguração do Gasoduto Rio de Janeiro-Belo Horizonte II (Gasbel II), em Queluzito (MG). Ele, porém, indicou que não pretende fazer um pedido diretamente ao ex-ministro, com o cuidado de não constrangê-lo. "Não posso pedir aquilo que um homem da magnitude do Patrus tem que fazer."

O ex-ministro já disse que não quer ser tratado como um "salvador da pátria" e que sua decisão está condicionada ao conteúdo programático da aliança entre PT e PMDB. Mas deixou em aberto a possibilidade, ressaltando que tem até o fim de junho para decidir.

Lula ignorou a intervenção branca da direção nacional petista que, para não ameaçar o acordo nacional com o PMDB, impôs a decisão em favor de Costa ao Diretório Estadual - em detrimento da pré-candidatura do ex-prefeito de Belo Horizonte, Fernando Pimentel. "Estou feliz de que finalmente depois de muitos vai não vai, o PT de Minas decidiu fechar o apoio ao senador Hélio Costa. Agora está em uma fase de decidir quem vai ser o vice", disse.

"Temos condições. Tenho dito já há algum tempo para o próprio senador que ele é um bom candidato e pode ganhar estas eleições. Obviamente, temos que respeitar os adversários, mas fazer uma campanha 24 horas por dia. O jogo está dado e começando."

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]