Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
fogo amigo

Lula critica Dilma por condução do ajuste fiscal

Embora defenda as medidas, ex-presidente chamou de “erro” decisão de não negociar previamente com entidades sindicais restrição ao seguro-desemprego

Para Lula, Dilma deveria ter negociado com sindicatos. | Paulo Whitaker/Reuters
Para Lula, Dilma deveria ter negociado com sindicatos. (Foto: Paulo Whitaker/Reuters)

Em um evento fechado na terça-feira (12) com jovens sindicalistas em São Bernardo do Campo (SP), o ex-presidente Lula criticou o modo como a presidente Dilma Rousseff está conduzindo a articulação do ajuste fiscal no Congresso.

Embora tenha defendido o pacote de reequilíbrio financeiro do governo, considerado por ele necessário, o ex-presidente classificou como “um erro” o fato de a proposta que restringe o acesso ao seguro-desemprego ter sido incluída numa medida provisória, sem prévia negociação com as centrais sindicais. “Devia ter chamado o movimento sindical e feito um acordo”, disse Lula, após ser questionado sobre o assunto por um sindicalista.

A fala do ex-presidente ocorreu pouco menos de uma semana após a aprovação pela Câmara dos Deputados da Medida Provisória 665 e às vésperas da votação da MP 664, que também faz parte do pacote do ajuste fiscal de Dilma e altera regras para acesso à pensão por morte e ao auxílio-doença. Alvo de críticas dos movimentos sindicais, tradicionalmente aliados ao PT, as medidas do ajuste fiscal têm causado desgaste do governo Dilma com sindicalistas.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.