Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Eleições

Lula diz que seria muito mais fácil cuidar somente dos pobres

Ao discursar em ato de comemoração pelo alcance da meta de 11,1 milhões de famílias beneficiadas pelo Bolsa Família, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva reforçou seu discurso de candidato dirigido aos pobres e criticou os adversários, que segundo ele não aprovam o Fundeb por medo de beneficiar o governo. Lula disse que seria muito mais fácil administrar o país se pudesse cuidar somente dos pobres porque eles não dão trabalho.

- Seria tão mais fácil governar um país se a gente tivesse que cuidar só dos pobres porque os pobres não dão trabalho. Os pobres não têm dinheiro para protestar em Brasília, alugar ônibus. Eles só vão à igreja rezar. Muitas vezes os governos não olham para eles porque eles não estão fazendo passeatas e protestos. Fazer política para pobre é uma coisa prazerosa - disse Lula, que foi recebido pelo governador tucano Aécio Neves.

A declaração não deixa de ser uma crítica a grupos como o Movimento de Libertação dos Sem Terra (MLST), que levou mais de mil manifestantes a Brasília no início do mês e promoveu um quebra-quebra na Câmara.

Em plena cerimônia oficial, o ministro do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Patrus Ananias, fez um discurso em defesa da reeleição de Lula, que foi recebido com gritos de "Um dois três Lula outra vez".

- A história vai assegurar mais quatro anos. A história vai registrar o governo do presidente Lula como sendo o melhor governo no campo social deste país - disse.

O presidente disse ainda que o governo federal repassou dinheiro do Bolsa Família para todos os prefeitos, mesmo aqueles que "passam o dia inteiro falando mal do presidente". Num ataque aos parlamentares da oposição, disse não acreditar que eles tenham um pensamento tão pequeno que prefiram prejudicar as crianças não aprovando o Fundeb só para não beneficiar o governo. Segundo ele, o atraso na aprovação do Fundeb significa não repasar R$ 4,3 bilhões ao ensino básico.

- Não acredito que tenha gente que pensa de forma tão pequena que seja capaz de prejudicar as crianças pequenas pensando que está prejudicando o presidente, o governo federal. Nada, o governo tem tempo para entrar e para sair e essas crianças não pediram para nascer.

Ao falar do Bolsa Família, Lula também criticou os cadastros herdados do governo Fernando Henrique Cardoso. Ele disse que não foi fácil implantar o programa porque os cadastros do antigo bolsa escola e do vale-gás continham muitos erros.

- Pode ser prefeito do PFL, do PSDB, pode passar o dia inteiro falando mal do presidente, mas os pobres dessa cidade são tratados da mesma forma do que os pobres de Belo Horizonte e Contagem (que são prefeituras administradas pelo PT) - disse o presidente.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.