• Carregando...

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva receberá da Organização das Nações Unidas para a Educação a Ciência e a Cultura (Unesco) o Prêmio pela Paz Félix Houphouët-Boigny 2008. A escolha foi anunciada nesta quarta-feira (13) na sede da Unesco, em Paris. É a primeira vez que uma personalidade sulamericana é indicada para o prêmio.

Decidimos conceder o Prêmio pela Paz Félix Houphouët-Boigny a Luiz Inácio Lula da Silva, presidente da República do Brasil, por suas ações em busca da paz, do diálogo, da democracia, da justiça social e da igualdade de direitos, assim como por sua valiosa contribuição para a erradicação da pobreza e a proteção dos direitos das minorias, justificou o ex-presidente de Portugal Mario Soares, integrante do júri, ao anunciar a decisão.

O Prêmio pela Paz Félix Houphouët-Boigny foi criado em 1989 para homenagear pessoas, organismos ou instituições que contribuíram de maneira significativa para a promoção, a pesquisa, a salvaguarda ou a manutenção da paz.

Já foram contemplados líderes como os sul-africanos Nelson Mandela e Frederik W. De Klerk, os israelenses Yitzhak Rabin e Shimon Pérès, o palestino Yasser Arafat, o Rei Juan Carlos I da Espanha, o norte-americano Jimmy Carter e o senegalês Abdoulaye Wade.

A cerimônia de premiação está marcada para julho, mas a Presidência da República não confirma a presença de Lula.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]