Depois de quase duas semanas de férias, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva retoma sua agenda política em Brasília e pode se reunir ainda nesta segunda-feira (12) com o senador José Sarney (PMDB-AP) para definir a sucessão no comando do Senado.
A reunião com Sarney pode ocorrer após o retorno do presidente de São Paulo, onde participa, na manhã desta segunda, da abertura da 36ª Couromoda.
O presidente do PMDB e candidato do partido ao comando da Câmara, deputado Michel Temer (SP), sugeriu a Lula que o encontro com Sarney fosse reservado. Na sua avaliação, a situação do Senado precisa ser discutida apenas entre Sarney e Lula.
Aliados do parlamentar esperam que no encontro com Lula ele confirme o seu desejo de retornar à presidência da Casa, a partir do dia 2 de fevereiro, com uma condição: que seu nome seja consenso entre os partidos e tenha a bênção do próprio Lula.
O resultado da conversa será decisivo para que, nesta terça (13), em reunião com os ministros da coordenação política do governo, o presidente possa traçar a estratégia a ser adotada pelo Planalto nos 20 dias que antecedem as eleições dos presidentes da Câmara e do Senado.
Lula quer evitar que disputas entre aliados nas eleições das duas Casas ameacem criar uma nova crise no Congresso.
Na reunião da coordenação, o presidente irá ainda avaliar os impactos da crise econômica no país, como o aumento do desemprego e o desempenho negativo da indústria.
Deixe sua opinião