Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Puxador de voto

“Lula ficará neutro no 1.º turno em Curitiba”, diz Ratinho Jr.

Declaração de deputado federal, pré-candidato à prefeitura da capital, contradiz versão de representantes do PT, partido que vai apoiar Gustavo Fruet na disputa

Ratinho Jr. conversou com Lula nos bastidores do programa de seu pai, no SBT | Divulgação: Lourival Ribeiro/SBT
Ratinho Jr. conversou com Lula nos bastidores do programa de seu pai, no SBT (Foto: Divulgação: Lourival Ribeiro/SBT)

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) não irá apoiar publicamente nenhum candidato a prefeito no primeiro turno das eleições em Curitiba. Quem afirma é o pré-candidato a prefeito da capital Ratinho Jr. (PSC). Ele garantiu ter recebido a promessa do ex-presidente na noite da última quinta-feira, quando Lula deu entrevista ao programa de TV apresentado por seu pai, o comunicador Carlos Roberto Massa (leia mais abaixo).

Segundo Ratinho Jr., que é deputado federal, Lula teria lhe dito que, como o cenário em Curitiba antevê enfrentamento entre vários candidatos da base aliada do governo federal e eleição em dois turnos, ele não iria participar da campanha no primeiro turno eleitoral.

O parlamentar disse ter ouvido que o ex-presidente vai concentrar seus esforços na recuperação de sua saúde e na campanha do ex-ministro da Educação Fernando Haddad (PT) à prefeitura de São Paulo. "Ele [Lula] me falou na frente de outras pessoas, entre elas o ex-ministro Haddad, que não deve vir a Curitiba e também não vai gravar propaganda eleitoral para o primeiro turno das eleições", disse.

Caso seja confirmada, a opção de Lula contraria a posição divulgada pelo comando do PT no Paraná, após a reunião entre o ex-presidente e o pré-candidato Gustavo Fruet (PDT) em São Paulo, na semana passada.

Na ocasião, Fruet e o ministro das Comunicações Paulo Bernardo (PT), também presente ao encontro, afirmaram que Lula teria se comprometido a "ajudar na campanha, desde o primeiro momento" na medida em que seu tratamento de saúde e sua agenda permitissem.

Procurado ontem pela reportagem, Fruet disse que preferia "não polemizar" a respeito da declaração de Ratinho Jr. "A hora é de serenidade e não de especulação", declarou. O pré-candidato pedetista, que fazia oposição ao governo Lula quando era deputado federal e agora recebeu o apoio do PT em Curitiba, disse que está ocupado "em construir" uma aliança até o final do mês e na elaboração do projeto do plano de governo. "Polemizar agora não vai resultar em nada de produtivo". disse Fruet.

Decisivo

Para Ratinho Jr., a neutralidade de Lula no primeiro turno da campanha seria uma postura "inteligente". Além de Fruet, outro nome da base que deve concorrer à prefeitura (leia mais ao lado) é Rafael Greca pelo PMDB, outro partido aliado do PT nacional. "O Lula vai deixa a coisa correr naturalmente para que cada candidato coloque o seu projeto para discutir com a cidade. Só então, em um segundo turno, ele poderá se posicionar a favor de um ou de outro", afirmou Ratinho.

O pré-candidato estima que o apoio de Lula pode ser decisivo em uma disputa que promete ser acirrada como a da capital. "Atualmente é a grande liderança política do país. Por seu histórico e sua atuação recente como presidente da Republica."

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.