Um dia depois de ter dito que ficaria na ilha até domingo, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva interrompeu seu descanso em Fernando de Noronha e seguiu neste sábado para a Bahia. Lula vai tirar férias até o próximo dia 10 de janeiro e ficará hospedado na Base da Marinha em Aratu, praia de Salvador, juntamente com a primeira-dama Marisa Letícia e familiares. A mudança de planos ocorreu quando o presidente começou a cumprir uma agenda mais política em Fernando de Noronha.
"Vamos (conhecer o Projeto Tamar). Nós temos ainda dois dias aqui para conhecer o que não conhecemos ainda", disse o presidente, na manhã de sexta-feira, pouco depois de compromissos com o administrador da ilha, Romeu Baptista.
Lula visitou a estação de dessalinização de água e a unidade de tratamento de esgotos de Fernando de Noronha. À tarde era esperado na praia de Sueste, área de reprodução de tartarugas verde e de pente, mas acabou não indo ao compromisso. Os técnicos do Projeto Tamar, de preservação das tartarugas, já haviam capturado dois animais para mostrar ao presidente. O ministro do Meio Ambiente, Carlos Minc, que havia chegado à ilha, deixou de almoçar para esperar Lula. As tartarugas foram identificadas, medidas e devolvidas ao mar.
No dia 1º, a primeira-dama não gostou da presença de jornalistas na praia onde a família Lula da Silva tomava banho de mar. Lula conversava tranqüilamente com turistas, quando um jornalista se aproximou de Lula. Dona Marisa imediatamente puxou o presidente para o carro. Na sexta-feira, a primeira-dama ficou na casa da Aeronáutica, onde a família ficou hospedada, embora os netos tenham saído para mergulhar.
O embarque de Lula para a Bahia só foi confirmado por volta de 22h de sexta-feira. Lula deixou a ilha pouco antes das 10h30 da manhã deste sábado, rumo à Bahia. Ele ficou 15 minutos tirando fotos e conversando com funcionários do aeroporto.



