• Carregando...

O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, definiu nesta quinta-feira que o atual secretário-executivo do Ministério do Planejamento, Nelson Machado, será o novo ministro da Previdência Social. O convite para que Machado assuma a pasta foi feito em reunião esta manhã no Palácio do Planalto.

O presidente Lula deve fazer o anúncio do novo nome ainda pela manhã, já que a posse está marcada para 16h30. Ao meio-dia o presidente Lula se reúne com Romero Jucá, que ao sair do Ministério da Previdência retornará para o Senado.

Machado já foi ministro interino do Planejamento no período em que Lula negociava a nomeação de Paulo Bernardo para o cargo. Ele é um dos autores do projeto de cortes de cargos de confiança que também será anunciado pelo governo e da criação da Super Receita, que juntará a Receita Federal e a Secretaria de Receita Previdenciária.

Com a escolha de Machado, prevaleceu a idéia de pôr à frente da pasta um técnico com o respaldo do ministro da Fazenda, Antonio Palocci. Lula trabalhava com uma lista de quatro nomes. Os preferidos de Palocci eram o secretário do Tesouro, Joaquim Levy, e o secretário-executivo da Fazenda, Murilo Portugal, mas Lula preferiu Nelson Machado por ele ser um técnico e com a vantagem de ser do PT, o que não irritaria ainda mais o partido. Além disso, o nome de Levy tinha muitas resistências dentro do governo.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]