Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Negociações

Lula recebe Jader Barbalho no Planalto para discutir novo governo

O deputado federal Jader Barbalho (PMDB-PA) reuniu-se com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que negocia diretamente com os aliados a formação de seu novo governo.

Jader transformou-se em aliado de primeira hora da reeleição de Lula e ainda é reconhecido pela valiosa ajuda à eleição da senadora Ana Júlia Carepa (PT) ao governo do Pará. Jader entrou pela garagem, sem falar com a imprensa.O presidente Luiz Inácio Lula da Silva recebe, no Palácio do Planalto, os governadores Blairo Maggi, de Mato Grosso (à esquerda) e Zeca do PT, de Mato Grosso do Sul - Agência Brasil Antes, Lula recebeu o governador reeleito do Mato Grosso, Blairo Maggi, que o apoiou no segundo turno, e o governador de Mato Grosso do Sul, Zeca do PT. Às 15h, Lula recebe outro governador, o de São Paulo, Cláudio Lembo, do PFL, com quem mantém boas relações.

Na negociação do novo Ministério, Lula já começou a chamar os líderes e dirigentes de partidos aliados para encontros em seu gabinete e tem prometido outra novidade: um contato mais estreito e constante com os representantes do Legislativo a partir de agora.

Na terça-feira, Lula recebeu outros aliados, como José Múcio Monteiro, líder do PTB, que voltou a ser presidido pelo deputado cassado Roberto Jefferson. O líder confirmou o apoio e disse que não pediu cargos, mas defendeu a permanência do ministro do turismo, Walfrido dos Mares Guia, que é do PTB, no governo. Múcio disse que seu partido será "parceiro na governabilidade".

Antes, o presidente já tinha recebido governador reeleito do Paraná, Roberto Requião, também como parte da estratégia de assumir as rédeas da montagem do governo. Parte do PMDB, partido de Requião, esteve com Lula desde o início do primeiro mandato, mas o governador só declarou sua parceria com Lula na reta final do segundo turno. O ideal para o presidente é ter o apoio de um PMDB unido. O governador Requião acredita que esta união poderá acontecer a partir de março, quando a nova Executiva do partido vai ser eleita.

Além dos encontros políticos, o presidente também tem uma maratona de encontros com seus ministros nesta quarta-feira. O ministro do Planejamento, Paulo Bernardo, chegou cedo ao Palácio do Planalto, acompanhando do presidente da Petrobras, José Sérgio Gabrielli. Os dois se reuniram com o presidente antes dos governadores Blairo Maggi e Zeca do PT. O encontro com Paulo Bernardo e Gabrielli não estava previsto na agenda presidencial. Segundo assessores, os dois trataram com Lula dos planos de investimentos da Petrobras.

Depois do encontro com o deputado Jader Barbalho, Lula se reúne com o ministro do Planejamento, Guido Mantega, que tem tido várias reuniões no Planalto nos últimos dias. Às 17h30m, Lula recebe o ministro do Desenvolvimento, Luiz Fernando Furlan, e às 18h30m, o ministro do Desenvolvimento Agrário, Guilherme Cassel. Não foi divulgada a pauta dos encontros, mas a nova composição do governo deve fazer parte das conversas.

O presidente gostaria de receber, no início de dezembro, um pedido de demissão coletiva de seus ministros. Lula já decidiu também que não haverá compensação para companheiros derrotados na última eleição. A expectativa é que o presidente anuncie seu novo Ministério antes do Natal.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.