O Ibope divulgou nesta quinta-feira a primeira pesquisa deste ano sobre as intenções de voto para a corrida presidencial. A pesquisa tem 2% de margem de erro e foi encomendada pela revista IstoÉ. A novidade é a reação do presidente Lula que volta a liderar em todos os cenários.
Na primeira simulação, o candidato tucano seria Geraldo Alkmim, e neste quadro Lula (PT) teria 38% das intenções de votos. Alkmim e Anthony Garotinho (PMDB), com 17% e 16%, respectivamente, estariam empatados, dentro da margem de erro, a senadora Heloísa Helena (PSOL), 6% e Cristovam Buarque (PDT), 1%. Brancos e nulos somam 14% e não souberam ou não quiseram opinar, 8%.
No segundo cenário, Lula e Serra aparecem tecnicamente empatados, Lula com 35% e Serra com 31%. Em terceiro, Garotinho, com 12%, seguido por Heloísa Helena, com 5%, e Cristovam Buarque, com 1%, também tecnicamente empatados. Brancos e nulos somaram 10% e não souberam ou não opinaram, 6%.
A terceira hipótese tem o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso na disputa pelo PSDB, e neste cenário Lula conquista 38%, Garotinho, 15%, FH 14% (empatados tecnicamente), Heloísa Helena, 8% e Cristovam Buarque com 1%. Brancos e nulos 16% e 7% sem opinião.
Com Aécio Neves na posição de candidato do PSDB, o presidente Lula alcança 39% das intenções de votos e Garotinho 17%. Empatados, ambos com 9%, Heloísa Helena e Aécio Neves. Com 2%, aparece Cristovam Buarque. Brancos e nulos somam 17% e não souberam opinar 7%.
No último cenário, foi incluído o nome do presidente do Supremo Tribunal Federal, ministro Nelson Jobim, sem referência a partido. Pelo PSDB permaneceu Geraldo Alkmim. Neste quadro, Lula teve 37%, Alckmin, 16%, Garotinho, 15% e Heloisa Helena, 7%. Cristovam Buarque e o ministro Nelson Jobim alcançaram 1% das intenções de votos. Brancos e nulos somam 14%. Não souberam ou não opinaram, 7%.
A revista "Isto É" informou que não encomendou simulações para o segundo turno, e esclareceu ainda que, em virtude da mudança dos nomes testados, também não foi feita a evolução do desempenho dos candidatos. Foram ouvidos 2002 eleitores, em 143 municípios, entre os dias 12 e 16 de janeiro.
O Instituto ouviu 2002 eleitores em 143 municípios, entre 12 e 16 de janeiro.



