Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Notas Políticas

Mais uma CPI

Roberto Requião, senador | Hugo Harada/Gazeta do Povo
Roberto Requião, senador (Foto: Hugo Harada/Gazeta do Povo)
João Paulo Cunha, deputado condenado |

1 de 1

João Paulo Cunha, deputado condenado

A Secretaria-geral da Mesa do Senado confirmou ontem a criação da CPI do Transporte Público. Segundo a Agência Senado, 28 senadores apoiaram a medida – um a mais que o mínimo necessário. O objetivo da comissão é investigar os preços das tarifas de transporte coletivo e possíveis irregularidades e propor medidas. O requerimento foi apresentado pelo senador paranaense Roberto Requião (PMDB, foto). Depois que o requerimento for publicado no Diário do Senado, os líderes indicarão os integrantes da CPI. "Pretendo com essa CPI, antes de tudo, fazer valer o direito do cidadão usuário de ônibus urbanos a receber do Parlamento o efetivo serviço de fiscalização dos processos de contratação, condução, definição de tarifas e concessão de subsídios", afirmou Requião.

Opinião dos leitores

Leitores entraram em contato com a coluna, por e-mail, para reclamar sobre a demora enfrentada para serem atendidos em cartórios públicos. Conforme a coluna mostrou ontem, uma proposta tramita na Câmara de Curitiba para estabelecer um limite de 20 minutos para atendimentos nos cartórios. "Com certeza essa estimativa de 20 minutos no tempo máximo para atendimento irá facilitar muito nossas vidas", opinou Rosane Brandt. Para Célia Regina Locatelli, é preciso contratar mais funcionários para um atendimento mais eficaz.

Os mentores

Ainda sem estimativas de quanto vai custar aos cofres públicos, a implantação da verba de ressarcimento aos vereadores de Curitiba não deve ter dificuldades para ser aprovada no plenário da Câmara Municipal. Afinal, 27 dos 38 parlamentares assinaram o projeto. Saiba quem são eles: Paulo Salamuni (PV), Ailton Araújo (PSC), Serginho do Posto (PSDB), Aladim Luciano (PV), Aldemir Manfron (PP), Beto Moraes (PSDB), Bruno Pessuti (PSC), Cacá Pereira (PSDC), Colpani (PSB), Cristiano Santos (PV), Dirceu Moreira (PSL), Dona Lourdes (PSB), Felipe Braga Côrtes (PSDB), Geovane Fernandes (PTB), Jairo Marcelino (PSD), Jonny Stica (PT), Julieta Reis (DEM), Mauro Ignacio (PSB), Paulo Rink (PPS), Pedro Paulo (PT), Rogério Campos (PSC), Sabino Picolo (DEM), Tiago Gevert (PSC), Tito Zeglin (PDT), Toninho da Farmácia (PP), Valdemir Soares (PRB) e Zé Maria (SSD).

Busca de sintonia

O Partido dos Trabalhadores (PT) quer melhorar a troca de informações com o governo de Dilma Rousseff. Para isso, a nova direção da legenda se reuniu ontem com representantes da assessoria de imprensa da Presidência da República para acompanhar mais de perto a agenda de atividades da presidente.

Briga em sessão

Irritado ao ter o som do microfone cortado durante um discurso, um vereador de Foz do Iguaçu se exaltou e chutou a cadeira em que estava sentado o presidente da Câmara Municipal, na sessão de quinta-feira. As informações são do portal G1 Paraná. Segundo o portal, a discussão aconteceu durante debates que alteram uma resolução da Casa.

Pinga-fogo

"O que eu tenho pedido é o seguinte: Diga, ministro Joaquim Barbosa, o que foi que eu desviei. Ele não diz. Sabe por que ele não diz? Porque não tem."

João Paulo Cunha, deputado condenado a nove anos de prisão no processo do mensalão, desafiando o presidente do STF.

Colaboraram: Euclides Lucas Garcia e Bruna Maestri Walter.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.