As vaias dos estudantes da Universidade Filadélfia de Londrina (Unifil) impediram o ministro de Planejamento, Paulo Bernardo (PT), de discursar durante a cerimônia de formatura no Ginásio Moringão, com a presença de cerca de 5 mil pessoas. Bernardo tentou iniciar o discurso durante dez minutos, mas não conseguiu.
Candidato? Paulo Bernardo ainda não confirmou oficialmente se vai disputar um novo mandato para a Câmara dos Deputados. O ministro tem base eleitoral em Londrina e em 2002 elegeu-se com 72.831 votos. O prefeito de Londrina, Nedson Micheleti (PT), porém garante que Bernardo será candidato, nesse caso deverá deixar o cargo em abril.
Indicação Antes de debater as mensagens do governo, tudo indica que os deputados estaduais devem começar o ano legislativo discutindo o nome a ser indicado para ocupar a vaga no Tribunal de Contas. A Assembléia tem o direito de indicar o substituto de Quielse Crisóstomo, como o PMDB tem a maior bancada deve confirmar o nome do vice-governador Orlando Pessuti. também estavam no páreo o chefe da Casa Civil, Caíto Quintana, e o líder da bancada, Antônio Anibelli.
ONU Os vereadores vão receber um amplo relatório dos preparativos de Curitiba para as conferências de Biodiversidade da ONU, que serão realizadas entre 13 e 31 de março. Ramiro Wahrhaftig, responsável pela prefeitura para a preparação do evento, vai pessoalmente à Câmara, dia 6 de março, apresentar o que foi realizado até agora e os próximos passos.
Chamado O ex-secretário de Assuntos Metropolitanos, Rui Hara, após tomar conhecimento de que o vereador Luís Ernesto (PSDB) não figuraria na reforma do secretariado, convidou-o para ser um dos coordenadores da campanha dele a deputado estadual. Ernesto, que fica sem mandato a partir da sessão de quarta-feira, está seduzido pela oferta.
Conta do recado A vereadora Nely Almeida e o vereador Rui Hara gravaram cenas para os comerciais do PSDB, que irão ao ar nos dias 1.º, 3, 13, 15 e 17 de março. Nely, que insiste na sua pré-candidatura ao Senado, falou sobre a atuação da mulher na sociedade contemporânea. Hara, preferiu falar sobre a responsabilidade social na escolha dos representantes legislativos.
Disputa 1 A paternidade da idéia do salário mínimo regional deverá gerar uma disputa na Assembléia Legislativa. Enquanto o deputado Hermes Fonseca (PT) comemora o fato de o governo ter adotado a medida logo após ele ter apresentado a sugestão ao governador, o deputado Mauro Moraes (PMDB), acusa o petista de ter engavetado duas propostas de sua autoria sobre o assunto.
Disputa 2 Hermes Fonseca foi o presidente da CCJ da Assembléia em 2004, na ocasião, considerou inconstitucional as duas sugestões apresentadas por Moraes, que instituíam o mínimo regional no valor de R$ 450. A mensagem, do governo, que será enviada na quarta-feira a Assembléia, prevê o piso estadual de R$ 437, para as categorias que não possuem data-base.
Sem cargos 1 As mudanças no secretariado de Beto Richa deixaram a base de apoio do prefeito na Câmara descontente. Antes do anúncio dos nomes, o PSDB e o PL mobilizaram-se na tentativa de manter os dois cargos que perderam. Beto Richa, porém, argumentou que não houve mudanças significativas e apenas um remanejamento estratégico.
Sem cargos 2 O partido que mais reclamou de ter ficado sem cargos foi o PDT. No final do ano passado, o presidente do diretório municipal do partido, Jorge Bernardi, reclamou que apesar de apoiar Beto nas eleições de 2004, tinha uma presença tímida no governo tucano. Amanhã, a executiva pedetista de Curitiba faz uma reunião para avaliar o novo secretariado municipal.
Sem cargos 3 Bernardi já tem os argumentos para reclamar das escolhas do prefeito para o primeiro escalão. "Alguns partidos, como o PPS, PFL, PL, PMDB e até uma igreja evangélica fazem parte da administração Beto Richa. No entanto, o PDT que somou quase 73 mil votos em apoio ao PSDB não foi convidado para participar do governo", afirma o vereador.
Pinga-fogo
* As condições do litoral paranaense causaram divergências internas no PT. O vereador Paulo Salamuni, pré-candidato ao Senado pela sigla, afirmou que o partido estudava uma manifestação para protestar contra a poluição das praias.
* No dia seguinte, a direção do partido divulgou nota negando que a manifestação tivesse sido discutida internamente.
* A vereadora Roseli Isidoro, que além de líder da bancada do PT na Câmara de Curitiba também é vice-presidente do PT Municipal, será substituída nesta função pelo vereador André Passos, para não acumular funções.
* A partir desta semana, André Passos é o vice-presidente do PT de Curitiba. O presidente é o ex-vereador Adenival Gomes.
* Uma negociação nacional confirma o que o presidente da Assembléia, Hermas Brandão (PSDB), já havia sinalizado há algum tempo.
* O ex-presidente Fernando Henrique Cardoso convidou o PMDB para compor a chapa do PSDB para a Presidência da República, ocupando o cargo de vice.
* Brandão havia dito que PSDB e PMDB poderiam sair juntos no Paraná.



