• Carregando...
A manifestação foi antecipada por conta de um episódio envolvendo o vereador Francisco Garcez e o Conselho de Ética da Câmara | Jonathan Campos / Gazeta do Povo
A manifestação foi antecipada por conta de um episódio envolvendo o vereador Francisco Garcez e o Conselho de Ética da Câmara| Foto: Jonathan Campos / Gazeta do Povo

Cerca de dez integrantes dos movimentos Acorda Cidadão e Dia do Basta fizeram manifestação pacífica pedindo ética na Câmara Municipal de Curitiba nesta quarta-feira (9). Mostrando duas faixas, com os dizeres "Cadê a Ética?" e "A Ética Desapareceu", os participantes aproveitavam o momento do semáforo fechado nas esquinas entre a Visconde de Guarapuava e Barão do Rio Branco para divulgar a mensagem e distribuir cinco mil panfletos sobre o trabalho dos vereadores com um pedido pela moralidade na política.

A intenção era que o protesto fosse realizado mais próximo da eleição, agendada para 7 de outubro. No entanto, o voto de minerva do vereador Francisco Garcez (PSDB), no Conselho de Ética, foi a gota d'água. "Foi algo ridículo que nos motivou a antecipar a manifestação", explica uma das coordenadoras do Acorda Cidadão, Regina Darriba.

Acusado de ser beneficiado de forma irregular pelas verbas de publicidade da Câmara, Garcez colocou o cargo de presidente do Conselho de Ética à disposição, mas, quando a votação empatou em 2 a 2, votou de forma decisiva para sua própria permanência.

O panfleto distribuído tem cunho educativo, com a intenção de explicar à população qual a função de um parlamentar. No início de abril, pesquisa realizada pelo Instituto Paraná Pesquisas, a pedido da Gazeta do Povo, constatou que 42% dos eleitores não souberam responder para que serve um vereador.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]