Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Direitos Humanos

Manifestantes protestam em Curitiba contra Marco Feliciano

Cerca de cem pessoas se reuniram na Praça Santos Andrade, Centro da capital, para protestar. Grupo seguiu pela Rua XV de Novembro e encerrou ato na Praça Zacarias

Manifestantes entoaram gritos como “Pelos Direitos Humanos, Fora Feliciano” | Marcelo Andrade/Gazeta do Povo
Manifestantes entoaram gritos como “Pelos Direitos Humanos, Fora Feliciano” (Foto: Marcelo Andrade/Gazeta do Povo)

Cerca de cem pessoas se reuniram na Praça Santos Andrade, Centro de Curitiba, na tarde deste sábado (16) para protestar contra a eleição do deputado federal Marco Feliciano (PSC-SP) na presidência da Comissão de Direitos Humanos e Minorias da Câmara Federal. Em frente ao prédio histórico da Universidade Federal do Paraná, os manifestantes entoavam gritos como "Pelos Direitos Humanos, Fora Feliciano". O protesto foi organizado pelas redes sociais e aconteceu simultaneamente em diversas capitais brasileiras.

Concentrado na praça, o grupo ouviu discursos de representantes dos movimentos LGBT, negro, feminista, entre outros da sociedade civil organizada. O presidente da União de Negros pela Igualdade (Unegro) de Curitiba, Israel Machado, destacou a importância da organização da sociedade para protestar contra a eleição de Feliciano. "A pior crueldade é que sejamos omissos ao que está acontecendo, é nos calarmos e deixarmos os governantes oprimirem nossos direitos", disse em seu discurso.

Um dos organizadores da manifestação, Caue Matias, falou que a eleição do presidente da Comissão foi contra o que rege o regimento interno da Casa. "Foi uma votação a portas fechadas e carregada de protestos. O que podemos fazer agora é nos unirmos para garantir que nossos direito sejam cumpridos, com a ajuda das redes sociais, que se tornaram armas de atuação", aponta.

Matias ressaltou que, além dos protestos que devem continuar nas próximas semanas, o grupo organizou uma petição pública na internet na tentativa de tirar o deputado Feliciano da presidência da Comissão e também protestando contra a eleição de Renan Calheiros (PMDB-AL) para a presidência do Senado.

Depois da concentração na Santos Andrade, o grupo seguiu em passeata pelo calçadão da Rua XV de Novembro e encerrou o ato na Praça Zacarias, também na região central da capital.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.