Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Projeção

Mapa político favorece Lula

Vitória de candidatos da base aliada na maioria dos municípios fortalece candidatura apoiada pelo presidente para 2010

Confira as listas das cidades que terão segundo turno |
Confira as listas das cidades que terão segundo turno (Foto: )

O mapa político que surgiu do primeiro turno da disputa municipal mostra um cenário favorável ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva para as próximas eleições. Nas capitais, o PT e os partidos aliados terão a maioria dos palanques para a disputa presidencial de 2010. Das 26 capitais – no Distrito Federal não há eleição para prefeito –, o PT estará à frente em seis (Rio Branco, Fortaleza, Vitória, Porto Velho, Palmas e Recife) e em outras 6 capitais foram eleitos prefeitos de partidos aliados a Lula.

Em seis capitais onde haverá segundo turno, a disputa será entre dois partidos da base governista. São elas: Belo Horizonte, onde concorrem PSB e PMDB; Florianópolis, onde será PMDB contra PP; em Porto Alegre e em Salvador, onde PMDB e PT se enfrentam; em Manaus, onde os candidatos são do PTB e do PSB; e em Belém, onde a disputa se dará entre PTB e PMDB.

No segundo turno, governo e oposição se enfrentarão em São Paulo, onde o prefeito Gilberto Kassab (DEM) concorre com a ex-prefeita Marta Suplicy (PT); em Cuiabá, onde concorrem PSDB e PR; em São Luís, com PSDB contra PCdoB; em Macapá, PSB e PDT; e no Rio de Janeiro, onde a disputa é entre PMDB e PV, este apoiado pelo PSDB.

A oposição garantiu no primeiro turno três capitais: Curitiba, Teresina e Natal.

Os partidos da base aliada também se saíram melhor no interior dos estados. Com os prefeitos de 5.527 dos 5.563 municípios do país conhecidos ontem à noite, o PMDB somava 1.201 prefeitos eleitos no primeiro turno, número superior ao das eleições de 2004, quando elegeu 1.054.

O PSDB ficou em segundo, com 785 prefeitos eleitos, mas o número é inferior ao obtido em 2004, quando ganhou 861 prefeituras. O PP manteve praticamente o mesmo desempenho – elegeu 549 prefeitos, contra 548 há quatro anos.

O PT, legenda de Lula, mostrou crescimento significativo. O partido saltou de 399 para 547 prefeitos eleitos neste ano. O Democratas, de oposição, por sua vez, registrou um número menor de vitórias no país – elegeu 497 prefeitos, contra 794 nas eleições de 2004.

Considerando os municípios com mais de 200 mil eleitores, o PT aparece em vantagem, com 12 prefeituras conquistadas – em 2004, tinha elegido quatro prefeitos no primeiro turno. O PMDB subiu de dois para dez prefeitos eleitos e o PSDB, de seis para nove.

O maior número de vereadores também foi eleito pelo PMDB: 7.903. Ainda assim, os dados são menores do que os de 2004, quando 8.316 vereadores foram eleitos pelo PMDB.

De acordo com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), 29 cidades terão segundo turno. Destas, 11 são capitais: São Paulo, Rio, Belo Horizonte, Manaus, Macapá, Florianópolis, Porto Alegre, Salvador, São Luis, Belém e Cuiabá.

O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Carlos Ayres Britto, disse que o processo de apuração e totalização dos votos no primeiro turno bateu os recordes dos últimos anos. Para provar isso, ele citou dados de 2004 e 2006. Em 2004, a totalização e apuração foram concluídas dois dias depois. Em 2006, isso ocorreu às 14h55 do dia seguinte. Na votação de domingo, o processo terminou às 13h17 de ontem. O último Estado a fechar os dados foi Amazonas. "Quebramos todos os recordes em termos de rapidez", comemorou.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.