O prefeito eleito de Ponta Grossa, nos Campos Gerais, Marcelo Rangel (PPS)anunciou, no final da tarde desta sexta-feira (21), os nomes de 11 pessoas que,a partir de 2013, vão chefiar secretarias municipais na sua gestão. Ao contráriode algumas especulações, nenhum dos nomes faz parte da lista de vereadoreseleitos para a próxima legislatura (2013-2016). Segundo Rangel, outros nomes deverão ser anunciados depois do próximo dia 25. "O nosso secretariado estarácompleto até o dia 03 de janeiro", avisa.
A nova secretária de Governo será a empresária Indianara Prestes Mattar Milléo, que também é presidente do clube social Ponta-Lagoa de Ponta Grossa. A pasta de Planejamento caberá ao engenheiro civil João Ney Marçal Júnior, que foiexecutivo da telefônica Vivo no Paraná e em Santa Catarina e coordenou acampanha de Rangel à Prefeitura em 2012. A Educação ficará a cargo da pedagogae professora universitária Esméria de Lourdes Savelli, que já foi secretária damesma pasta na cidade entre 2001 e 2004. Já a Secretaria de Obras será ocupadapelo atual vereador não reeleito Alessandro Lozza de Moraes (PSDB), que éfarmacêutico e bioquímico. O proprietário da construtora Ilhabela, Luiz Fláviode Moraes Barros, assume a pasta de Indústria e Comércio.
Também foram indicados os nomes que vão assumir algumas secretarias criadas oualteradas pela reforma administrativa que será implantada por Rangel no ano quevem. O juiz aposentado Josué Corrêa Fernandes, que já foi secretário deAdministração, agora chefia a pasta de Gestão Financeira e Negócios Jurídicos.O Turismo, que hoje é um departamento dentro da Secretaria de Cultura, passaráa ser uma fundação liderada por Eldo Ramos Bortolini, presidente do Convention& Visitors Bureau de Ponta Grossa. A Secretaria de Administração, que deixa deabranger a área jurídica, será incumbência do engenheiro agrônomo FlávioKaiber, que já ocupou cargos executivos na Sadia, na Perdigão e na Batávia.
A Secretaria de Meio Ambiente, criada pela reforma, será ocupada pelo professoruniversitário Fernando Pilatti, coordenador do Núcleo de Estudos em MeioAmbiente (Nucleam) da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). A pasta deCidadania e Segurança Pública, também recém criada, fica a cargo do dentista eoficial superior da Polícia Militar Ary Fernando Guimarães Lovato. Rangeltambém anunciou o nome do advogado Dino Athos Schrutt como novo presidente daCompanhia de Habitação de Ponta Grossa (Prolar), que tem status de secretariamunicipal.



