A retomada do Programa Espacial Brasileiro é a prova de que o país está próximo de ser dono do próprio nariz. A afirmação foi feita nesta quinta-feira pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, durante a homenagem ao astronauta Marcos Cesar Pontes, realizada no Palácio do Planalto. Na cerimônia, da qual participaram o ministro da Defesa, Valdir Pires, o ministro da Ciência e Tecnologia, Sérgio Resende, o comandante da Aeronáutica, Luiz Carlos Silva Bueno e o presidente da Agência Espacial Brasileira, Sérgio Galdense, Marcos Pontes recebeu a Ordem Nacional do Mérito.
- Quando nós assumimos a responsabilidade de continuar com a política espacial foi mais um sinal que queríamos dar ao mundo de que o Brasil caminha a passos largos para ser dono do seu nariz. O Brasil caminha muito rapidamente para exercitar a sua plenitude e a sua soberania - afirmou Lula
O presidente disse também que a viagem de Pontes significou um momento histórico para o país.
- Tem gente que acha que não devemos gastar nisso (na missão), nem no submarino, nem no tratamento de urânio, mas vamos gastar dinheiro em tudo o que representar orgulho e soberania - disse o presidente.
Marcos Pontes considerou a missão foi um sucesso completo.
- A gente plantou sementes lá, mas não plantou sementes só no espaço, plantou sementes aqui - disse o astronauta brasileiro, dirigindo-se às crianças que participavam da solenidade.Marcos Pontes discursa durante cerimônia de boas-vindas, no Salão Nobre do Palácio do Planalto / Foto: Roosewelt Pinheiro/ABr Marcos Pontes chegou ao Brasil na madrugada desta quinta-feira. O tenente-coronel entrou para a História como o primeiro brasileiro a viajar para o espaço. Ele integrou a tripulação da nave russa Soyuz TMA-8, que no dia 30 de março deixou a base de Baikonur, no Cazaquistão, em direção à Estação Espacial Internacional (ISS, na sigla em inglês). Pontes passou dez dias no espaço, onde desenvolveu uma série de experimentos científicos em ambiente de microgravidade.
A viagem do brasileiro foi fruto de um acordo firmado entre a Agência Espacial Brasileira (AEB) e a Agência Espacial da Federação Russa (Roscosmos) em outubro de 2005.
Leia mais sobre a viagem histórica:
Soyuz chega à ISS na madrugada de sábado
Pontes se emociona ao ver Brasil do espaço
Nave com Pontes pousa na Terra com sucesso



