Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Reparação

Mário Covas é declarado anistiado político

A Comissão de Anistia, do Mi­­nistério da Justiça, declarou anistiado político o ex-governador de São Paulo Mário Covas (1930-2001). O pedido de anistia foi feito por sua viúva, Florinda Gomes Covas. A declaração ocorreu quinta-feira durante a 33.ª Ca­­ravana da Anistia, em São Paulo. Covas teve os direitos políticos cassados por dez anos, quando era deputado federal – entre março de 1969 e março de 1979. Como forma de reparação econômica, dona Lila Covas receberá uma prestação única de R$ 100 mil.

Nascido em Santos, o engenheiro Covas foi deputado federal constituinte, senador, prefeito e governador de São Paulo por dois mandatos, além de um dos fundadores do MDB, partido de oposição ao regime. Preso em 1969 por motivação polítca e indiciado em inquérito parlamentar, teve o mandato de deputado federal cassado e os direitos políticos suspensos por dez anos. Voltou a se dedicar à política em 1979, com a anistia. Em 1988, foi um dos fundadores do PSDB. Can­­di­­datou-se pelo partido à Presi­­dência da República em 1989. Faleceu em 2001 em São Paulo.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.