Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Mensalão

Mendes diz que havia organização criminosa no âmago do governo em despedida do TSE

Em seu discurso de despedida da presidência do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o ministro Gilmar Mendes citou a denúncia feita pelo procurador-geral da República, Antônio Fernando de Souza, contra os 40 acusados de envolvimento do mensalão pela CPI dos Correios para criticar o governo. Mendes, que também é ministro do Supremo Tribunal Federal, endossou a tese da existência de uma sofisticada organização criminosa no âmago do governo para garantir o projeto de poder do PT por meio da compra de votos dos parlamentares. Para o ministro, a crise ética e política tornou transparentes os desafios da justiça para coibir este tipo de prática.

- A recente denúncia apresentada pelo Procurador-Geral da República ao Supremo Tribunal Federal revelou a todo o país a existência de indícios da formação de uma sofisticada organização criminosa no âmago do governo, destinada, principalmente, a garantir o projeto de poder de partido político por meio de um engenhoso esquema de obtenção de apoio parlamentar e de financiamento de suas campanhas eleitorais - disse Gilmar, acrescentando:

- Temos que admitir que a estruturação de tal organização está a revelar a persistência de algumas mazelas em nosso sistema político-eleitoral, assim como os déficits de fiscalização e controle por parte da Justiça Eleitoral em relação a práticas há muito conhecidas, porém, poucas vezes combatidas com a devida eficácia.

Mendes afirmou ainda que hoje em dia a Justiça Eleitoral é uma instituição republicana, imune a tendências e facções de cada momento político. Segundo ele, o voto eletrônico trouxe inegável avanço ao sistema eleitoral brasileiro, mas é preciso enfrentar outros problemas como o abuso do poder político e o financiamento das campanhas eleitorais.

Interatividade:

Denúncias de corrupção, nepotismo nos governos, festival de pizzas no Cogresso Nacional e Assembléias Legislativas. Diante de todo este cenário, qual será a sua posição diante das urnas em outubro?

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.