Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Curitiba

Ministra Ellen Gracie lança Semana Nacional pela Conciliação

A ministra  do STF, Ellen Grace, na Assembléia Legislativa do Paraná | Marcelo Elias
A ministra do STF, Ellen Grace, na Assembléia Legislativa do Paraná (Foto: Marcelo Elias)

A ministra do Supremo Tribunal Federal (STF), Ellen Gracie Northfleet, esteve em Curitiba, nesta sexta-feira (28), para o lançamento da Semana Nacional pela Conciliação, que acontece em todo o país oficialmente de 1º a 5 de dezembro. O objetivo da Semana é resolver questões jurídicas por meio de acordo entre as partes.

Durante o evento, a ministra disse que a campanha, que já está em seu terceiro ano, é muito importante para conscientizar a população sobre o acordo como forma de pacificação social. A ministra afirmou que o Conselho Nacional de Justiça (CNJ) ao instituir, em 2006, o Movimento pela Conciliação, esperava que os números de atendimentos e soluções cresceriam, porém, a realidade superou as expectativas. "Em 2007, o CNJ promoveu uma Semana Nacional da Conciliação com adesão de todos os tribunais, onde foram realizadas 227.564 audiências, com movimentação financeira de cerca de R$ 375 milhões", disse a ministra.

Para este ano, o CNJ espera ampliar o número de conciliações efetivadas, contando com a participação de todos os tribunais do país. No Paraná, o índice de acordo é de cerca de 50% em todos os processos distribuídos. Para tentar incrementar o indicador, o Tribunal Regional do Trabalho do Paraná (TRT-PR) aderiu à campanha, envolvendo todas as 81 varas do trabalho do estado.

Mutirão

Em Curitiba, ocorre na próxima semana um mutirão envolvendo estudantes de Direito, advogados, juízes e servidores, com o objetivo de realizar acordos em processos trabalhistas em andamento. No mutirão, que ocorrerá na futura sede do TRT, na Rua Visconde do Rio Branco, 1.254, serão realizadas 2.500 audiências extras visando à conciliação. Durante a manhã desta sexta-feira, a ministra Ellen Gracie visitou o espaço e considerou a iniciativa importante na formação dos futuros profissionais.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.