Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Adição de soda cáustica

Ministro admite que fraude no leite pode ter sido maior

Stephanes diz que problema não é de casos isolados. Mas afirma que qualidade do leite, em geral, é boa

O ministro da Agricultura, Reinhold Stephanes, afirmou nesta quarta-feira, em audiência pública na Câmara, que o problema de adulteração do leite pode ter ocorrido em outras cooperativas além das duas de Minas Gerais onde foi constatada a adição de soda cáustica e água oxigenada ao produto.

- Temos que reconhecer que, ao invés de dois casos isolados, talvez tivéssemos mais casos que não foram identificados - afirmou o ministro.

Em São Paulo, mais 700 litros de leite foram interditados em Rio Preto. O leite apreendido foi considerado impróprio para o consumo porque foram encontrados sódio e sacarose na composição de amostras analisadas pela Vigilância Sanitária.

Stephanes, entretanto, voltou a reforçar que a qualidade do leite é boa no Brasil, que os padrões nacionais de controle estão em níveis internacionais e que a fiscalização será intensificada.

- Este episódio todo nos provocou primeiro indignação e tristeza, mas também agimos de forma muito discreta e tranqüila. Estava sendo gerado um pânico na população e não podíamos permitir isso, como também não podíamos prejudicar 1 milhão de produtores de leite honestos do país - disse.

Enquanto isso, o consumidor teme consumir leite de caixinha. A vendas dos saquinhos do produto cresceram 20% no Estado do Rio.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.