Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Aviação

Ministro da Defesa discute crise do setor aéreo em comissões do Senado e da Câmara

A situação do tráfego aéreo e a crise na aviação civil, com atrasos e insegurança nos vôos, serão discutidas nesta semana, em duas audiências públicas no Congresso Nacional, com a presença do ministro da Defesa, Waldir Pires, e de outras autoridades do setor. A primeira será nesta terça-feira, no Senado, em reunião conjunta das comissões de Infra-Estrutura, Meio Ambiente, Defesa do Consumidor e Fiscalização Financeira e Controle e de Relações Exteriores e de Defesa Nacional.

Autor do requerimento para a audiência, o presidente da Comissão de Infra-Estrutura, Heráclito Fortes (PFL-PI), disse que é preciso encontrar soluções rápidas para resolver o problema dos atrasos de vôos e do controle do tráfego aéreo.

- Espero que o assunto seja pelo menos bem encaminhado e que o problema seja debatido com clareza. Essa é uma questão de Estado, não é política, nem partidária - disse.

Segundo o senador, a insegurança no sistema aéreo tem trazido muitos prejuízos ao país.

- Os prejuízos que o Brasil tem tido são enormes. Muitos investidores têm deixado de vir ao Brasil por insegurança, e outros que vêm, muitas vezes, nem saem dos aeroportos - afirmou.

Para Heráclito Fortes, o Brasil não pode continuar convivendo com esse tipo de caos que está instalado nos aeroportos e tem prejudicando enormemente a economia, o turismo e a segurança dos passageiros.

Nesta quarta-feira, a Comissão de Defesa do Consumidor da Câmara dos Deputados ouve o ministro Waldir Pires sobre a crise no setor aéreo. Os deputados também querem esclarecimentos sobre o problema do tráfego aéreo, os congestionamentos e as causas e conseqüências da operação padrão dos controladores de vôos nas últimas semanas.

Além do ministro, foram convidados para as duas audiências o presidente da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), Milton Zuanazzi, e os presidentes da Empresa Brasileira de Infra-Estrutura Aeroportuária (Infraero), José Carlos Pereira, do Sindicato Nacional das Empresas Aéreas, Marco Antonio Bologna, do Sindicato Nacional dos Trabalhadores na Proteção ao Vôo, Jorge Carlos Botelho, e do Sindicato Nacional dos Aeronautas, Graziella Baggio.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.