• Carregando...

O ministro da Secretaria-geral, Gilberto Carvalho, afirmou nesta quinta-feira (16) que R$ 14 bilhões é o número "inicial" com o qual trabalha o governo para o reajuste de servidores. De acordo com o ministro, o valor não está definido porque "muda o tempo todo". O ministro participou da exibição do filme "Heleno" com a participação dos atores Rodrigo Santoro e Cláudia Abreu, que causaram comoção entre os servidores palacianos.

"Esse era o número inicial, mas pode mudar, está o tempo todo mudando. Ele pode sofrer alteração, porque nós vamos ter uma negociação longa agora com o funcionalismo, carreira por carreira. Mas, na boa, quem fala sobre isso é o Planejamento. Nós combinamos que nesse governo quem fala sobre este tema é a ministra Miriam Belchior ou Serginho (Sérgio Mendonça)", afirmou o ministro.

Segundo Gilberto, a "tendência" é que o reajuste para as diferentes carreiras "seja muito parecido". "A nossa expectativa nessa historia toda é que agora prevaleça o bom senso. E aqueles que diziam que o governo não tinha proposta, não dialogava, agora tem proposta, estamos dialogando", disse o ministro, que se queixou da avaliação de que o governo não estava aberto a negociação com os servidores em greve: "Claro que incomodou, porque nós estávamos tentando formular números com responsabilidade e éramos acusados de romper acordo", disse.

Gilberto comentou ainda o pacote de concessões de ferrovias e rodovias lançado na terça-feira no Palácio do Planalto. O ministro insistiu que não se trata de privatização. "É o contrário. É um governo que não privatiza, que não vende para fazer caixa, é um governo que acelera o processo de crescimento do país" - disse.

Os comentários do ministro foram feitos no auditório do Anexo I do Palácio do Planalto, quando recebia os atores Rodrigo Santoro e Cláudia Abreu, para a exibição do filme "Heleno", no âmbito do projeto Cine Planalto, que ocorre quinzenalmente.

Os atores causaram comoção entre os servidores palacianos. Eles chegaram por volta das 16h e foram escoltados diretamente para um "camarim", segundo uma assessora do Planalto encarregada da organização do evento. Na entrada do anexo, foram distribuídas cerca de 200 senhas para sorteio de dez pessoas que poderiam tirar uma foto com um dos artistas.

Já na sala onde o filme seria projetado, Gilberto Carvalho inaugurou a cerimônia elogiando o trabalho dos atores. Segundo o ministro, os artistas são "profetas da realidade". "Vocês honram o nosso povo. Ser governo é muito mais que construir infraestrutura, é contribuir para a gente mudar na profundidade o ser humano. E nada disso pode ser feito sem o sonho. Vocês constroem esse espaço", afirmou o ministro.

Rodrigo Santoro tentou falar em seguida para agradecer as palavras do ministro, mas foi interrompido por gritos vindos de servidoras na plateia.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]