Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
opinião

Moro faz bom trabalho, mas não está transformando o Brasil sozinho, diz Toffoli

Em evento em Washington, ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) defende reforma política no país

Dias Toffoli disse que Operação Lava Jato está fazendo um bom trabalho. | Antônio More/Gazeta do Povo
Dias Toffoli disse que Operação Lava Jato está fazendo um bom trabalho. (Foto: Antônio More/Gazeta do Povo)

O ministro Dias Toffoli, do Supremo Tribunal Federal (STF), afirmou na manhã desta quarta-feira (6), em um debate no “Brazil Institute” do Wilson Center, que vê a maior parte da Operação Lava Jato fazendo um bom trabalho.

Quando foi questionado sobre sua opinião sobre o juiz Sergio Moro, responsável pela Lava Jato em Curitiba, Toffoli repetiu sua avaliação e disse que ele tem feito um “bom trabalho”, mas que não é o único responsável pela “transformação do Brasil”:

”Não é um juiz sozinho que está mudando a história do Brasil, quem está mudando a história do Brasil é a sociedade civil”, disse ele.

O ministro lembrou que a Lava Jato só conseguiu os resultados obtidos até aqui por causa de uma série de leis – aprovadas inclusive pelos políticos que hoje são investigados - como a que permitiu a delação premiada. Ele ainda lembrou que esta situação começou com as mudanças promovidas pelo governo de Fernando Henrique Cardoso, que instituiu a Lei de Responsabilidade Fiscal, a busca por transparência e a liberdade para que o Ministério Público eleja o Procurador-Geral da República.

“E obviamente há o caso do Mensalão, que ao condenar grandes nomes da política e do empresariado deu força para o Poder Judiciário”, disse ele.

Toffoli ainda defendeu os habeas corpus que alguns ministros do Supremo tem dado na Lava Jato informando que isso faz parte da normalidade do processo legal. O ministro ainda defendeu uma reforma legal para acabar com o “presidencialismo de coalizão”, indicando que o melhor para o país seria adotar o sistema de voto distrital para a Câmara dos Deputados, e não o sistema proporcional que funciona no país.

Principais Manchetes

Tudo sobre:

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.