Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
lava jato

Moro troca farpas com advogado de Lula e o acusa de fazer ‘propaganda’ do PT

Em audiência do processo da Lava Jato, advogado Cristiano Zanin fez perguntas ao Henrique Meirelles sobre benefícios gerados por crescimento econômico nos governos petistas. Juiz considerou o questionamento “impróprio”

Moro: “A impressão é que a defesa está fazendo propaganda política do governo anterior. Não é apropriado”. | Jane de Araújo/Agência Senado
Moro: “A impressão é que a defesa está fazendo propaganda política do governo anterior. Não é apropriado”. (Foto: Jane de Araújo/Agência Senado)

Em mais um round travado entre o juiz Sergio Moro e os advogados do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o magistrado acusou a defesa do petista de fazer “propaganda” política dos governos do PT, em audiência realizada nesta sexta-feira (10). O advogado Cristiano Zanin fazia perguntas ao atual ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, sobre o benefícios gerados ao país ao longo de ciclo de crescimento econômico na gestão de Lula. Meirelles presidiu o Banco Central no governo Lula (2003-2010).

Veja o vídeo da troca de farpas

“A impressão é que a defesa está fazendo propaganda política do governo anterior. Não é apropriado. Aqui existe um objeto da acusação bem delimitado”, disse Moro. Irritado, Zanin retrucou: “Não estou fazendo propaganda política, excelência. Até porque sou advogado e não cabe a mim fazer consideração de natureza política. Só estou enfrentando a acusação difusa que o Ministério Público lançou nos autos”.

Os embates entre Moro e a defesa de Lula têm sido frequentes tornados as audiências da Lava Jato em que o ex-presidente é réu mais longas e polêmicas.

Caso do tríplex

O processo que teve audiência nesta sexta se refere ao apartamento tríplex no Guarujá, litoral paulista. O imóvel teria sido oferecido pela empreiteira OAS a Lula como pagamento de propina. O Ministério Público Federal (MPF) afirma que Lula foi beneficiado por melhorias no imóvel. O apartamento está em nome da empreiteira OAS, investigada na Lava Jato. Lula nega as acusações.

O ministro Felix Fischer, do Superior Tribunal de Justiça (STJ), negou na quinta-feira (9) um pedido da defesa do ex-presidente para suspender o processo que investiga a aquisição do tríplex.

Moro extingue punibilidade da mulher de Lula no processo do tríplex

O que Meirelles disse

A audiência de Meirelles durou 14 minutos. Na sessão, Meirelles negou ter conhecimento de práticas de corrupção e de compra de apoio parlamentar para composição da base de apoio na gestão petista.

Veja tudo o que Meirelles disse a Moro

Ao final da sessão, Moro agradeceu a presença de Meirelles e brincou ao dizer que tinha perguntas sobre economia. “Sei que o tempo de vossa excelência é valioso. O juízo não tem perguntas. Teria sobre economia, mas não é objeto do processo. Então, deixamos para outra oportunidade”, disse o juiz, arrancando risos do ministro.

Propaganda política

Assista ao trecho do depoimento em que o juiz Sergio Moro acusa o advogado de Lula, Cristiano Zanin, de fazer propaganda dos governos do PT.

+ VÍDEOS

Principais Manchetes

Tudo sobre:

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.