Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Apuração

MP investiga compra do jogo Banco Imobiliário pela prefeitura do Rio

Órgão instaurou um inquérito para apurar irregularidades na compra de 20 mil unidades da versão Cidade Olímpica do jogo Banco Imobiliário

A versão de um jogo para crianças, comprado pela prefeitura do Rio de Janeiro para ser distribuída a escolas municipais, será investigada pelo Ministério Público Federal (MPF) no estado. O órgão instaurou um inquérito para apurar irregularidades na compra de 20 mil unidades da versão Cidade Olímpica do jogo Banco Imobiliário.

De acordo com nota do MPF, a versão do jogo "faz alusão às obras feitas pela atual gestão [municipal] e foi adquirido para ser distribuído nas escolas públicas municipais". A prefeitura e o fabricante do brinquedo, a Estrela, serão notificados e terão dez dias para se defender.

O inquérito vai apurar como o acordo entre a Estrela e a prefeitura foi celebrado e se as verbas são oriundas da Educação. Ao fabricante caberá explicar como a prefeitura participou da definição do conteúdo do brinquedo. A prefeitura desembolsou R$ 1 milhão para aquisição do jogo.

A versão Cidade Olímpica do Banco Imobiliário tem o logotipo e projetos da gestão do prefeito Eduardo Paes, como a via expressa, museus e iniciativas para as Olimpíadas.

A Secretaria de Educação disse que não foi notificada do processo e explicou, em nota, que o Banco Imobiliário "é um jogo clássico" e que a nova versão é uma edição especial que "vai divulgar o Rio".

"Os professores podem utilizar o jogo de forma pedagógica, uma vez que disciplinas como geografia, história e matemática, e temas transversais, como a preservação cultural da cidade, podem ser trabalhados com os alunos", afirmou a Secretaria de Educação na nota.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.