Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Segurança

MP quer bloqueio de celular e mudança de regras para presídios

O Ministério Público estadual (MP) vai apresentar ao Congresso Nacional um pacote de medidas para aumentar a segurança em presídios de São Paulo e de outros estados. O MP quer, por exemplo, transformar em falta grave o porte de celular dentro de presídios. Outra mudança é tornar homicídio qualificado o assassinato de policiais, bombeiros e outros servidores da área de segurança. O MP ainda pede mudança do sistema de Regime Disciplinar Diferenciado, para que ele possa ser instaurado por tempo indeterminado, mantendo os presos perigosos isolados por mais tempo.

O Ministério Público tenta também um acordo com operadoras de celular para que os aparelhos sejam bloqueados em áreas de presídios. De acordo com o procurador-geral do estado, Rodrigo Pinho, foi aberto um inquérito civil nesta segunda-feira e as operadoras de telefonia celular serão chamadas para uma reunião. Elas deverão assinar um Termo de Ajustamento de Conduta, que prevê o isolamento de sinal em penitenciárias.

Procuradas pela reportagem, as operadoras Claro e TIM afirmaram que pretendem colaborar com o Ministério Público. A Vivo afirmou que vai aguardar o comunicado dos órgãos competentes. De acordo com Pinho, se não houver acordo com as empresas, pode ser determinada uma ação civil pública e as empresas ficariam sujeitas à multa.

Interatividade

Você acha que a sociedade hoje está se tornando refém dos criminosos? Você acredita na política de segurança pública do país? Você acha sua opinião. Participe do Fórum

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.