• Carregando...

Uma recomendação assinada pelo promotor de Justiça Giovani Ferri cobra do prefeito de Toledo, no Oeste do Paraná, José Carlos Schiavinato (PP); e do presidente da Câmara de Vereadores do município, Adelar Holsbach (PDT), medidas para evitar que servidores públicos sejam utilizados como cabos eleitorais durante horário de expediente. A recomendação foi encaminhada também ao presidente do sindicato que representa os servidores solicitando fiscalização sobre a frequência dos funcionários nos órgãos públicos.

Segundo o MP, o uso de servidores públicos para finalidades políticas em horário de expediente é crime que prevê multa e até seis de detenção. A desobediência poderá resultar em ações por improbidade administrativa e crime eleitoral. A medida vale apenas para os órgãos públicos de Toledo.

De acordo com Amauri Vilmar Linke, secretário-geral do SerToledo, o sindicato dos servidores, denúncias que chegarem até a entidade serão encaminhadas ao Ministério Público. "Não vamos fazer caça as bruxas, mas as denúncias que chegarem, nós encaminharemos, assim como qualquer cidadão tem o dever de encaminhar", diz.

O presidente do Legislativo disse está sendo preparada uma portaria que entra em vigor a partir de segunda-feira proibido a utilização do prédio da Câmara para fins políticos e a utilização dos servidores como cabos eleitorais durante o expediente de trabalho. "Após o horário e durante o horário do almoço, eles podem fazer o que quiserem", afirmou. Segundo Hoslbach, nem mesmo a internet do Legislativo poderá ser utilizada para fins políticos.

O secretário de Administração de Toledo, Moacir Wanzzo, disse que a prefeitura já havia repassado essas mesmas orientações para cada chefe de setor. "Claro que com essa recomendação vamos redobrar os cuidados", afirma.

Interatividade

Você acha que essa medida deveria ser estendida para outros municípios? Deixe sua opinião no formulário abaixo.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]