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O Ministério Público de São Paulo está pedindo à Justiça a interdição da pista principal do aeroporto de Congonhas, na zona sul, até que seja feita a reforma total do asfalto da pista. O pedido foi feito na 22ª Vara Federal Cível de São Paulo. O MP baseia o pedido nas várias derrapagens de aeronaves registradas nos últimos meses. Entre março de 2006 e janeiro deste ano, houve quatro derrapagens. Em uma delas, um avião da BRA por pouco não caiu na Avenida Washington Luiz. Os aviões derraparam em razão da água da chuva, que fica acumulada porque o sistema de drenagem é ineficiente. O pedido cita o risco causado aos passageiros e aos moradores da região do aeroporto.

Se a Justiça determinar a interdição, os vôos de Congonhas devem ser transferidos para os aeroportos internacionais de Cumbica, em Guarulhos, e Viracopos, em Campinas. O MP quer ainda que a pista auxiliar funcione somente até às 23h. De acordo com os promotores do MP, as obras de reforma dessa pista estavam marcadas para o início de fevereiro, mas a Infraero anunciou que só devem começar no fim do mês por pressão das empresas aéreas.

O aeroporto de Congonhas é o mais movimentado do Brasil. Por ele, passam em média 56 mil passageiros por dia. Qualquer chuva agora é motivo para fechamento das pistas do aeroporto. O bloqueio acontece para medir a água acumulada sobre a pista. Se a lâmina d’água atingir mais que três milímetros, o risco de uma derrapagem aumenta. Quando isso acontece, o aeroporto fica fechado.

No último domingo, foram três horas e meia com a pista principal fechada devido à chuva. Na segunda de manhã foram 40 minutos, o que provocou, em todo país, 160 atrasos de vôos.De domingo a terça-feira, choveu 26 milímetros na região de Congonhas. O que equivale a 10% da média do mês que é de 252 milímetros.

- A água fica em cima de um pavimento que não tem um bom material. Quanto uma pista é muito solicitada, como em Congonhas, vai emborrachado e a camada supercifial e perde aderência. É muito importante fazer a manutenção e fazer o desemborrachamento com a limpeza do excesso de borracha dos pneus - afirma Márcia Aps, engenheira especialista em asfalto do Instituto Pesquisas Tecnológicas (IPT).

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