
O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Marco Aurélio Mello (foto), defendeu ontem que a presidente Dilma Rousseff seja multada por ter promovido uma reunião no Palácio da Alvorada em março, da qual participaram o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o marqueteiro João Santana, entre outros. Para Marco Aurélio, é necessário que o tribunal tenha "rédeas curtas" durante a campanha deste ano. "O que se tem no Brasil é verdadeira hipocrisia. A propaganda eleitoral está em nossos lares mediante o desvirtuamento da propaganda partidária e mediante a publicidade implícita, publicidade voltada a enaltecer a figura deste ou daquele", disse. "Ou o tribunal mantém rédeas curtas ou vamos aguardar o que acontecerá até o dia 5 de outubro", afirmou. A declaração foi dada durante o julgamento de um pedido do PSDB para que a presidente Dilma seja multada. Não houve uma decisão do tribunal ontem porque o ministro Dias Toffoli pediu vista do caso. Por enquanto, o placar está 2 a 1, contrário à aplicação da multa.
Gafe
A presidente Dilma Rousseff cometeu uma gafe ontem ao afirmar, em discurso, estar "sofrendo" com as decisões tomadas durante o governo de Lula. O escorregão aconteceu durante a cerimônia de contratação da terceira etapa do PAC (Programa de Aceleração do Crescimento) do saneamento para municípios com até 50 mil habitantes. "Eu tenho certeza que o mundo brasileiro daqui a três anos será melhor que o de hoje, porque hoje eu já estou sofrendo, ou melhor, me beneficiando das decisões tomadas no período Lula."
"Foca no PT"
No intervalo do programa Roda Viva, da TV Cultura, onde foi entrevistado nesta segunda-feira, o governador Beto Richa (PSDB) recebeu uma orientação de sua assessoria: "Foca no PT". Richa havia falado no primeiro bloco do governo federal, mas destinou boa dose das críticas ao senador Roberto Requião (PMDB).
Conversas
Ao receber o governador Beto Richa no cenário do Roda Viva, o apresentador Augusto Nunes perguntou como havia sido a viagem a São Paulo. Richa comentou que havia chegado já no domingo. "Teve conversas importantes, então?", perguntou o jornalista. Richa foi sucinto. "Teve", e não disse mais nada.
PMDB nas urnas
O PMDB do Paraná fará no dia 20 de junho a convenção estadual que vai definir os rumos do partido nas eleições deste ano. O partido definirá se lança candidato ao governo do estado ou apoia o candidato à reeleição Beto Richa (PSDB). Cerca de 700 delegados têm direito a voto. Alguns municípios farão suas convenções para escolher as novas executivas municipais, delegados e suplentes. A data limite para que isso aconteça é 31 de maio. O senador Roberto Requião e o ex-governador Orlando Pessuti são pré-candidatos ao governo.
Pinga-fogo
"O presidente Lula, com todo respeito, porque caminhamos juntos por quase 30 anos, teve simbolicamente que ser tutelado pelo presidente Sarney."
Marina Silva, pré-candidata a vice-presidente da República pelo PSB, ao criticar o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, ontem, em São Paulo. Ela também acusou o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso de ter subordinado sua gestão à influência do senador Antônio Carlos Magalhães (PFL-BA), morto em 2007.




