Nenhum dos oito candidatos que disputaram a prefeitura de Curitiba, na eleição de 5 de outubro, apresentou a prestação de contas da campanha até esta sexta-feira (31). O prazo para a entrega dos documentos - apontado os valores arrecadados, os gastos e o nome dos doadores - termina na terça-feira (4). Dos 38 vereadores eleitos na capital, apenas nove encaminharam as contas da campanha para a primeira Zona Eleitoral de Curitiba responsável pelo recebimento da documentação.
Já apresentaram as contas os vereadores eleitos: Aldemir Manfron (PP), Omar Sabbag Filho (PSDB), Odilon Volkmann (PSDB), Julieta Reis (DEM), Mario Celso (PSB), Tico Kuzma (PSB), Paulo Frote (PSDB), Dona Lourdes (PSB) e Sabino Picolo (DEM). A Justiça Eleitoral ainda não calculou a quantidade de prestações de conta já apresentadas pelos candidatos a vereador que não foram eleitos.
Na quinta-feira (30), o plenário do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) acolheu pedido do DEM, PSDB, PT e PMDB e prorrogou de 4 novembro para 31 de dezembro o prazo para quitação de contas de campanha dos candidatos não eleitos no primeiro turno das eleições municipais.
Com isso será alterada parte da Resolução TSE nº 22.715 (artigo 21), que dispõe que as contas de campanha devem estar integralmente quitadas até a data da entrega da prestação de contas à Justiça Eleitoral. Não foi alterado, porém, o prazo para a prestação de contas.
A medida não beneficia os candidatos eleitos porque suas contas já devem estar apreciadas quando houver a diplomação, prevista para 18 de dezembro.



