
Em época de Copa do Mundo, viajar é confirmar a paixão nacional pelo futebol, quase uma unanimidade. Em todas as paradas feitas durante a Expedição Paraná 2014 projeto da Gazeta do Povo para mapear as demandas das 11 regiões do estado e que começou na terça-feira passada a bola e Neymar estavam sempre em evidência, seja no bate-papo, na TV e no rádio ou na grande quantidade de pessoas usando camisas amarelas. O êxtase pelo início da disputa do Mundial esteve ao lado dos dramas pessoais nas cidades visitadas no Norte Pioneiro, primeira etapa da viagem.
Foi possível ver a tensão vivida por quem convive com a possibilidade de ter a casa alagada durante os dias de chuva forte. Encontramos o alcoolismo e a droga em vários momentos, seja numa conversa informal ou na cena repetida de pessoas caídas durante o dia dormindo na beira da estrada. A pobreza e a falta de perspectiva também apareceram.
Os relatos desses detalhes da viagem estão sendo mostrados no blog da Expedição Paraná. Lá é possível ainda contribuir e contar o que você acredita que a região em mora precisa para se desenvolver, além de conferir as imagens feitas pelo fotojornalista Brunno Covello.



